Redes, resistências e as lutas pela educação: uma experiência de diálogo no PPGEDU-UFRGS
DOI :
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.23024Mots-clés :
Juventudes, Educação, Redes e Resistência.Résumé
Este trabalho tem como objetivo geral sistematizar as reflexões realizadas durante o seminário Juventudes e Ação Política: individuações, reflexividades e redes de mobilizações. Durante o seminário, as principais temáticas abordadas pelos participantes foram a participação de jovens no movimento estudantil, e as possibilidades de pensar os movimentos sociais de juventude com a juventude. Destacando a própria organização e condução do seminário. A partir das falas podemos destacar dois aspectos que julgamos importantes para o debate sobre a participação da juventude nos movimentos estudantis: o caráter educativo dos movimentos e a formação de uma coletividade juvenil. A metodologia utilizada para a escrita do artigo está baseada nos quatros passos para a sistematização de experiência.
Téléchargements
Références
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GOHN, Maria da Gloria, Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâ-neos. 11 ed. São Paulo. Loyola, 2014
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emanci-pação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.
HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. Tradução de Maria Viviane V. Resen-de. 2ed. Revista. Brasília: MMA 2006.
PORCIÚNCULA, Vanessa. A Educação Popular como meio de (Re)existir. in Reafirmando Direitos: cotas, trajetória e epistemologias negras e quilombolas na pós-graduação. Org. Danda-ra Dornelles [et al] Porto Alegre, Cirkula, 2020.
TOURAINE, Alain. Podemos viver juntos? Iguais e diferentes. Petrópolis: Vozes, 2003.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In Iden-tidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Org. Stuart Hall, Kathryn Woodward. Petrópolis, Vozes, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Os autores 2023

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
- Résumé 215
- PDF (Português (Brasil)) 123