Redes, resistências e as lutas pela educação: uma experiência de diálogo no PPGEDU-UFRGS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.23024

Parole chiave:

Juventudes, Educação, Redes e Resistência.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo geral sistematizar as reflexões realizadas durante o seminário Juventudes e Ação Política: individuações, reflexividades e redes de mobilizações. Durante o seminário, as principais temáticas abordadas pelos participantes foram a participação de jovens no movimento estudantil, e as possibilidades de pensar os movimentos sociais de juventude com a juventude. Destacando a própria organização e condução do seminário. A partir das falas podemos destacar dois aspectos que julgamos importantes para o debate sobre a participação da juventude nos movimentos estudantis: o caráter educativo dos movimentos e a formação de uma coletividade juvenil. A metodologia utilizada para a escrita do artigo está baseada nos quatros passos para a sistematização de experiência.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Vanessa Rodrigues Porciúncula, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Mestra em Educação –PPGEDU

Riferimenti bibliografici

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GOHN, Maria da Gloria, Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâ-neos. 11 ed. São Paulo. Loyola, 2014

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emanci-pação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.

HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. Tradução de Maria Viviane V. Resen-de. 2ed. Revista. Brasília: MMA 2006.

PORCIÚNCULA, Vanessa. A Educação Popular como meio de (Re)existir. in Reafirmando Direitos: cotas, trajetória e epistemologias negras e quilombolas na pós-graduação. Org. Danda-ra Dornelles [et al] Porto Alegre, Cirkula, 2020.

TOURAINE, Alain. Podemos viver juntos? Iguais e diferentes. Petrópolis: Vozes, 2003.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In Iden-tidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Org. Stuart Hall, Kathryn Woodward. Petrópolis, Vozes, 2014.

Pubblicato

2023-06-29

Come citare

PORCIÚNCULA, Vanessa Rodrigues. Redes, resistências e as lutas pela educação: uma experiência de diálogo no PPGEDU-UFRGS. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 45–52, 2023. DOI: 10.5585/cpg.v22n1.23024. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/23024. Acesso em: 22 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático: Juventudes e Ação Política