O processo de inclusão escolar do aluno surdo em escolas comuns: caminhos e perspectivas
DOI :
https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7323Mots-clés :
Educação Especial. Educação de surdos. Escola Bilíngue. Inclusão Escolar.Résumé
A discussão sobre políticas de inclusão escolar ocorre no Brasil há algum tempo, entretanto, o contexto que insere as práticas de educação inclusiva enfrenta alguns obstáculos para sua ideal efetivação. Dessa forma, os objetivos do presente estudo consistiram em descrever e caracterizar a experiência do processo de inclusão escolar de alunos surdos no ano de 2016 em escolas comuns do município de São Roque - SP. Para atingir os objetivos optou-se pela abordagem qualitativa, com vistas a compreender os aspectos da realidade de um determinado grupo social e produzir conhecimentos mais aprofundados. Como instrumento de coleta de dados, além da observação participante durante estágio supervisionado, foi elaborado um questionário semiestruturado para embasar uma entrevista com o Chefe Técnico do Departamento de Educação daquele período correspondente à observação. Os resultados contribuíram para fomentar as reflexões sobre o processo de inclusão dos alunos com deficiência, em especial, do aluno surdo no município estudado.
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