O processo de inclusão escolar do aluno surdo em escolas comuns: caminhos e perspectivas

Autores

  • Ana Paula Zerbato Universidade Federal de São Carlos
  • Daiana Lopes Claro Faculdade de São Roque

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7323

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação de surdos. Escola Bilíngue. Inclusão Escolar.

Resumo

A discussão sobre políticas de inclusão escolar ocorre no Brasil há algum tempo, entretanto, o contexto que insere as práticas de educação inclusiva enfrenta alguns obstáculos para sua ideal efetivação.  Dessa forma, os objetivos do presente estudo consistiram em descrever e caracterizar a experiência do processo de inclusão escolar de alunos surdos no ano de 2016 em escolas comuns do município de São Roque - SP. Para atingir os objetivos optou-se pela abordagem qualitativa, com vistas a compreender os aspectos da realidade de um determinado grupo social e produzir conhecimentos mais aprofundados. Como instrumento de coleta de dados, além da observação participante durante estágio supervisionado, foi elaborado um questionário semiestruturado para embasar uma entrevista com o Chefe Técnico do Departamento de Educação daquele período correspondente à observação. Os resultados contribuíram para fomentar as reflexões sobre o processo de inclusão dos alunos com deficiência, em especial, do aluno surdo no município estudado.

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Biografias Autor

Ana Paula Zerbato, Universidade Federal de São Carlos

Professora e Mestre em Educação Especial. Atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos - SP.

Daiana Lopes Claro, Faculdade de São Roque

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de São Roque (FAC) – SP – Brasil

Publicado

2017-09-11

Como Citar

ZERBATO, Ana Paula; CLARO, Daiana Lopes. O processo de inclusão escolar do aluno surdo em escolas comuns: caminhos e perspectivas. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 77–98, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n2.7323. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7323. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na educação mundial: exame crítico e propositivo