Formação de professores e inclusão de pessoas com deficiência na educação básica

Auteurs

  • Raimundo Expedito dos Santos Sousa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n1.7435

Mots-clés :

Educação Física, Ensino Fundamental I, Pessoas com Deficiência, Inclusão

Résumé

O objetivo deste trabalho consiste em analisar o nível de aptidão dos professores de Educação Física para atuar com as pessoas com deficiência no Ensino Fundamental I da cidade de São João del-Rei. Para tanto, o estudo foi composto por uma amostra de nove professores da rede de Ensino Fundamental I, sendo três professores atuantes na rede Municipal de ensino, três na rede Estadual e três na rede Particular. Quanto à metodologia, adotou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, pautada na aplicação de questionários semiestruturados. A análise dos dados se pautou em um método quantitativo mediante construção de gráficos e tabelas seguida de análise. 

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Biographie de l'auteur

Raimundo Expedito dos Santos Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG); mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com financiamento da Capes/REUNI. 

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Publiée

2017-06-28

Comment citer

SOUSA, Raimundo Expedito dos Santos. Formação de professores e inclusão de pessoas com deficiência na educação básica. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 163–188, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n1.7435. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7435. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na escola básica