Multiculturalismo e relações étnico-raciais na educação da primeira infância
DOI :
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8410Mots-clés :
Multiculturalismo. Relações étnico-raciais. Primeira infância. Educação.Résumé
Este artigo apresenta uma análise sobre multiculturalismo, relações étnico-raciais e primeira infância. Estes termos são recorrentes no discurso dos educadores, gestores e movimentos sociais. A maioria dos projetos político-pedagógicos das escolas registra estas palavras. No entanto, o discurso e o documento nem sempre representam a realidade. Multiculturalismo é um conceito amplou que engloba as diferentes culturas, mas pode acentuar a supremacia de uma cultura sobre a outra. Falar de relações étnico-raciais é falar de vida, igualdade e democracia. Significa enfrentar o debate sobre racismo, preconceito e discriminação. A escola precisa resolver os conflitos étnicos que ocorrem na primeira infância de forma a não colaborar para a perpetuação do racismo.Téléchargements
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Publiée
2018-04-02
Comment citer
DOS SANTOS DE SOUZA, Jorge; CHIODI AGOSTINI, Camila; FIABANI, Adelmir. Multiculturalismo e relações étnico-raciais na educação da primeira infância. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 15–32, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8410. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8410. Acesso em: 12 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira