Multiculturalismo e relações étnico-raciais na educação da primeira infância

Autores

  • Jorge Dos Santos De Souza Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Chiodi Agostini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adelmir Fiabani Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8410

Palavras-chave:

Multiculturalismo. Relações étnico-raciais. Primeira infância. Educação.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre multiculturalismo, relações étnico-raciais e primeira infância. Estes termos são recorrentes no discurso dos educadores, gestores e movimentos sociais. A maioria dos projetos político-pedagógicos das escolas registra estas palavras. No entanto, o discurso e o documento nem sempre representam a realidade. Multiculturalismo é um conceito amplou que engloba as diferentes culturas, mas pode acentuar a supremacia de uma cultura sobre a outra. Falar de relações étnico-raciais é falar de vida, igualdade e democracia. Significa enfrentar o debate sobre racismo, preconceito e discriminação. A escola precisa resolver os conflitos étnicos que ocorrem na primeira infância de forma a não colaborar para a perpetuação do racismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Jorge Dos Santos De Souza, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Técnico em Estudos Educacionais do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Vacaria/RS.

Camila Chiodi Agostini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Câmpus Erechim/RS. Possui graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Aprovada no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil em 2008. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público e Direito Previdenciário. É Pós-Graduada em Direito Público pela Faculdade Meridional - Passo Fundo/RS, além de possuir formação específica para o Magistério Superior pela Fundação Getúlio Vargas. Cursou a Escola Preparatória para a Magistratura Federal do Rio Grande do Sul. Servidora pública federal junto a Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo/RS. Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera - Unidade Passo Fundo/RS. Seus temas de pesquisa são: Políticas Públicas Educacionais, Educação, Educação Infantil, Currículo, governamentalidade, Estudos Culturais em Educação e Direito voltado à área educacional.

Adelmir Fiabani, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Professor Associado na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo - RS. Autor de: Mato, palhoça e pilão: o quilombo, da escravidão às comunidades remanescentes; Os novos quilombos: Luta pela terra e afirmação étnica no Brasil [1988-2008]. 

Publicado

2018-04-02

Como Citar

DOS SANTOS DE SOUZA, Jorge; CHIODI AGOSTINI, Camila; FIABANI, Adelmir. Multiculturalismo e relações étnico-raciais na educação da primeira infância. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 15–32, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8410. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8410. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Secção

Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira