Arte para a diversidade e cidadania

Auteurs

  • Ana Laura Figueiro de Sousa Universidade Federal do Pará
  • Andresa Carvalho Lopes Pires Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8419

Mots-clés :

PIBID. Ensino. Artes.

Résumé

A prática em sala de aula permitida aos alunos de licenciatura pelo programa PIBID permi-te a validação dos conhecimentos teóricos, além de formar um profissional que tenha ca-pacidade de perceber a diversidade e as novas configurações sociais, que acabam refletindo no ambiente de ensino. Sendo assim, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – considerando o papel da escola de educação básica como local de atuação do professor de Artes Visuais, traz no projeto do programa da Universidade Fede-ral do Pará - UFPA, o foco nos eixos temáticos: História, Cultura Afro-Brasileira e Africana assim como a diversidade de gênero. Este artigo se trata de relatos de experiências vividas nas aplicações das atividades do programa e utiliza como ferramenta metodológica a ob-servação para uma reflexão sobre como este projeto contribuiu na construção da identida-de dos estudantes das escolas básicas participantes e na formação profissional dos estu-dantes de licenciatura envolvidos. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Laura Figueiro de Sousa, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Engenharia de Produção - CESUPA. Pós- Graduada em Engenharia de Seguraça do Trabalho - UFPA. Graduanda em Licenciatura de Artes Visuais - UFPA.


Andresa Carvalho Lopes Pires, Universidade Federal do Pará

Graduanda de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade  Federal do Pará, Belém, PA-Brasil


Téléchargements

Publiée

2018-05-23

Comment citer

DE SOUSA, Ana Laura Figueiro; PIRES, Andresa Carvalho Lopes. Arte para a diversidade e cidadania. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 54–65, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8419. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8419. Acesso em: 12 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira