Arte para a diversidade e cidadania

Autores

  • Ana Laura Figueiro de Sousa Universidade Federal do Pará
  • Andresa Carvalho Lopes Pires Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8419

Palavras-chave:

PIBID. Ensino. Artes.

Resumo

A prática em sala de aula permitida aos alunos de licenciatura pelo programa PIBID permi-te a validação dos conhecimentos teóricos, além de formar um profissional que tenha ca-pacidade de perceber a diversidade e as novas configurações sociais, que acabam refletindo no ambiente de ensino. Sendo assim, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – considerando o papel da escola de educação básica como local de atuação do professor de Artes Visuais, traz no projeto do programa da Universidade Fede-ral do Pará - UFPA, o foco nos eixos temáticos: História, Cultura Afro-Brasileira e Africana assim como a diversidade de gênero. Este artigo se trata de relatos de experiências vividas nas aplicações das atividades do programa e utiliza como ferramenta metodológica a ob-servação para uma reflexão sobre como este projeto contribuiu na construção da identida-de dos estudantes das escolas básicas participantes e na formação profissional dos estu-dantes de licenciatura envolvidos. 

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Biografia do Autor

Ana Laura Figueiro de Sousa, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Engenharia de Produção - CESUPA. Pós- Graduada em Engenharia de Seguraça do Trabalho - UFPA. Graduanda em Licenciatura de Artes Visuais - UFPA.


Andresa Carvalho Lopes Pires, Universidade Federal do Pará

Graduanda de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade  Federal do Pará, Belém, PA-Brasil


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Publicado

23.05.2018

Como Citar

DE SOUSA, Ana Laura Figueiro; PIRES, Andresa Carvalho Lopes. Arte para a diversidade e cidadania. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 54–65, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8419. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8419. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira