Letramento acadêmico: a prática da leitura no desenvolvimento acadêmico de alunos do curso de engenharia civil

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18290

Parole chiave:

Letramento acadêmico, Engenharias, Leitura, Escrita.

Abstract

A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a prática da leitura e da escrita objetivando analisar de que forma as práticas de letramentos acadêmicos podem implicar no desempenho dos acadêmicos de um curso de Engenharia Civil. A metodologia tem como base a pesquisa aplicada mista, utilizando questionários, aplicados com setenta e cinco alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário da Região da Campanha, RS. A análise quanto ao propósito da leitura é pertinente, uma vez que os alunos salientaram sua relevância, pois aprimora o vocabulário e permite uma melhor comunicação e uma melhor escrita. Já para a presença da leitura nos cursos de engenharia, os alunos ressaltam que contribui para a interpretação e resolução de cálculos. Dessa forma, é perceptível que os alunos que demonstraram ler mais, apresentaram melhor desenvoltura na escrita de suas respostas, enquanto os que não leem, apresentaram dificuldades em responder as questões propostas.

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Biografie autore

Felipe Correa da Rosa Leite, Centro Universitário da Região da Campanha – UR-CAMP

Especialista em Docência do Ensino Superior, Centro Universitário da Região da Campanha – UR-CAMP

Veronice Camargo da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Doutora em Letras, área de concentração linguística aplicada, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

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Pubblicato

2020-12-17

Come citare

LEITE, Felipe Correa da Rosa; SILVA, Veronice Camargo da. Letramento acadêmico: a prática da leitura no desenvolvimento acadêmico de alunos do curso de engenharia civil. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 207–220, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18290. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18290. Acesso em: 27 set. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos