Letramento acadêmico: a prática da leitura no desenvolvimento acadêmico de alunos do curso de engenharia civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18290

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Engenharias, Leitura, Escrita.

Resumo

A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a prática da leitura e da escrita objetivando analisar de que forma as práticas de letramentos acadêmicos podem implicar no desempenho dos acadêmicos de um curso de Engenharia Civil. A metodologia tem como base a pesquisa aplicada mista, utilizando questionários, aplicados com setenta e cinco alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário da Região da Campanha, RS. A análise quanto ao propósito da leitura é pertinente, uma vez que os alunos salientaram sua relevância, pois aprimora o vocabulário e permite uma melhor comunicação e uma melhor escrita. Já para a presença da leitura nos cursos de engenharia, os alunos ressaltam que contribui para a interpretação e resolução de cálculos. Dessa forma, é perceptível que os alunos que demonstraram ler mais, apresentaram melhor desenvoltura na escrita de suas respostas, enquanto os que não leem, apresentaram dificuldades em responder as questões propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Correa da Rosa Leite, Centro Universitário da Região da Campanha – UR-CAMP

Especialista em Docência do Ensino Superior, Centro Universitário da Região da Campanha – UR-CAMP

Veronice Camargo da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Doutora em Letras, área de concentração linguística aplicada, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Referências

AGUIAR, Vanda T. O leitor competente à luz da teoria da literatura. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 124, v. 5/6, p.23-34, jan./mar. 1996.

ANDALÓ, A. Didática de língua portuguesa para o ensino fundamental: alfabetização, letramento, produção de texto em busca da palavra-mundo. São Paulo: FDT, 2000.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

BALDO, Alessandra. As categorias conhecimento e processos de Perfetti na leitura em língua materna: um experimento. Linguagem em (dis)curso, [s.l.], v. 8, n. 2, p.289-310, ago. 2008. FapU-NIFESP (SciELO). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ art-text&pid=S1518-76322008000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2019.

BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. do V. Introdução à Engenharia. 5. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 1997.

DIONÍSIO, Maria de Lourdes et al. A leitura e a escrita no currículo: a presença ausente. Atos de Pesquisa em Educação, v. 06, p. 94-114. Blumenau. jan/abr. 2011.

FIGUEIREDO, José. A tecnologia não está acabando com a leitura, ela está acabando com os leitores. Disponível em: https://homoliteratus.com/ tecnologia-nao-esta-acabando- com-leitura-ela-esta-acabando-com-leitores/#disqus_thread. Acesso em: 16 mai. 2019.

FISCHER, A. Letramento Acadêmico: uma perspectiva portuguesa. In: Revista Acta Scientiarum. Language and Culture. Maringá, v.30, n.2, pp. 177- 187, jul./dez., 2008. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/2334. Acesso em: 15 nov. 2019.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764. Acesso em: 15 nov. 2019.

FISCHER, A. Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas. Scripta, v. 16, p. 54-67, out., 2011.

GARTON, A. e PRATT, C. Learning to be literate: The development of spoken and written lan-guage. New York, Basil Blackwell, 1989.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

HEINIG, Otilia L.de O. M., FRANZEN, Bruna, A. A leitura e a escrita nos cursos de engenharia: algumas discussões e propostas. COBENGE: Congresso Brasileiro de Educação em Engenha-ria. Belém, PA, 2012.

HEINIG, O. L. de O. M.; SANTOS, G. R. O letramento no processo de formação do enge-nheiro civil. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 6, n. 1, p.53-78, abr. 2011. Disponível em: http://www.furb.br/atosdepesquisa/. Acesso em: 15 de nov. 2019.

JARDON, Carolina. Alunos da região Sul têm melhor desempenho no Pisa. 2007. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL203889-5604,00-ALUNOS +DA+REGIAO+SUL+TEM+MELHOR+ DESEMPENHO +NO+PISA.html. Acesso em: 10 de jan. de 2019.

LEA, M.R., & STREET, B.V. The "Academic Literacies" Model: Theory and Applications. Theory Into Practice, 45(4), pp. 368-377, 2006. In: Taylor & Francis Online. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/ s15430421tip4504_11. Acesso em: 23 nov. 2019.

RINCK, Fanny, BOCH, Françoise, ASSIS, Juliana Alves. Letramento e formação universitária: for-mar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. – (Série Ideias Sobre Linguagem).

RUSSEL, D. Letramento acadêmico: leitura e escrita na universidade: entrevista com David Russel. Conjectura, v. 14, n. 2, mai./ago., 2009.

SCHLICHTING, Thais de Souza, HEINIG, Otilia Lizete de Oliveira Martins. A leitura e a escri-ta nas engenharias: gêneros recorrentes e suas funções, 2011. Disponível em: https://www.tecnoevento.com.br/nel/anais/artigos/art74.pdf. Acesso em: 29 jan. 2019.

SILVA, Ezequiel Teodoro. Fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 7ª ed. - São Paulo: Cortez, 1996.

SNOW, Catherine E.; UCCELLI, Paola. The Challenge of Academic Language. The Cambridge Handbook of Literacy, [s.l.], p.112-133, out. 2008. Cambridge University Press (CUP). Disponível em: https://www.cambridge.org/core/books/cambridge-handbook-of-literacy/challenge-of-academic-language/F4BE5D3DA86D746F2511B8135603E192. Acesso em: 23 nov. 2019.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, era Masagão (org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. Pt. 2 p.89-115.

ZULIM, Leny Fernandes. Literatura no ensino fundamental: da teoria às práticas em sala de aula. Londrina, PR: Amplexo Editora, 2011.

Downloads

Publicado

17.12.2020

Como Citar

LEITE, Felipe Correa da Rosa; SILVA, Veronice Camargo da. Letramento acadêmico: a prática da leitura no desenvolvimento acadêmico de alunos do curso de engenharia civil. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 207–220, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18290. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18290. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos