Letramento Digital na Educação: práticas pedagógicas, competências, desafios e novas tecnologias

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v23n2.27357

Parole chiave:

letramento digital, educação, tecnologias digitais da informação e comunicação, competências digitais

Abstract

O artigo aborda uma discussão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto educacional, focando nos conceitos e definições de letramento digital. A pesquisa, fundamentada em uma revisão crítica da literatura, busca entender como as TDICs podem ser integradas ao ambiente escolar para promover um ensino alinhado às demandas da sociedade contemporânea. O estudo se baseia em teorias de autores como Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) e analisa artigos que discutem as competências digitais necessárias para a educação. A abordagem metodológica adota uma análise comparativa entre diferentes obras, destacando convergências e divergências nos conceitos de letramento digital. As conclusões indicam que, embora existam desafios como a falta de infraestrutura e formação docente, a incorporação das TDICs na educação é crucial para preparar alunos e professores para interagir de forma crítica e criativa em um mundo digitalizado, alinhando a prática pedagógica às exigências contemporâneas.

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Biografia autore

Vitor Hugo Ribeiro Anacleto da Silva, Faculdade Educamais – EDUCA+

Especialista em Linguagens e suas Tecnologias 

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Pubblicato

2024-12-23

Come citare

SILVA, Vitor Hugo Ribeiro Anacleto da. Letramento Digital na Educação: práticas pedagógicas, competências, desafios e novas tecnologias. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 108–121, 2024. DOI: 10.5585/cpg.v23n2.27357. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/27357. Acesso em: 5 feb. 2025.

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Artigos
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