Inclusão no ensino básico português: Intervenção Cognitivo Comportamental em crianças com deficiência mental

Autori

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n1.7405

Parole chiave:

deficiência mental, educação inclusiva, educação especial, ensino básico.

Abstract

Estudo de caso de metodologia qualitativa, realizado em 2014 numa criança com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (ADHD) e Deficiência Mental (DM), sendo-lhe aplicada o Programa Cognitivo Comportamental de Villar e Llorente, de modo comparar os resultados com os duma criança dita ‘normal’ do ensino básico. Analisámos os dossiers individuais e outra documentação necessária à caraterização e descrição dos sujeitos e do seu contexto escolar. Objetivos orientadores: conhecer os serviços de apoio para os alunos com essas necessidades especiais; aprofundar a temática da DM e propor estratégias de intervenção para os professores. Utilizámos as técnicas da observação participante, Escala de Conners, entrevistas semiestruturadas a professores e pais, notas de campo e a triangulação. Verificámos resultados positivos com o programa, que corroboram outros estudos idênticos. Propusemos estratégias de orientação aos professores do regular e apoio e para os pais, de modo a melhorar a aprendizagem e comportamento desses alunos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco

É licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e em Pedagogia / Ciências da Educação pela Universidade Pontíficia de Salamanca (Espanha), Mestre em Educação pela Universidade Católica Portuguesa e doutor em Ciências da Educação – Área da História da Educação Social e Teoria da Educação pela Universidade das Illes Balears/Facultat D’Educació de Palma de Mallorca (Espanha).

É Professor nomeação definitiva na Escola Superior de Educação de Castelo Branco - Dept.º Ciências sociais e de Educação, desde 1987. É sócio fundador da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, sendo membro da Secção de H.ª da Educação e responsável pela Secção de Filosofia da Educação da SPCE, assim como de outras associações e organismos nacionais e internacionais da àrea científica das Ciências da Educação. É autor de uma vasta obra científica (livros e um inúmero de artigos de investigação em revistas da especialidade). As suas linhas de investigação inserem-se nos seguintes domínios: epistemologia das ciências da educação – área da filosofia e teoria da educação, da pedagogia social portuguesa e estudos da criança/infância (abandonada, marginalizada e delinquente), historiografia educativa dos séculos XVIII – XX, estudos sobre instituições de reeducação e assistencia educativa, educação não formal, formação de professores, interculturalidade e políticas de animação sócio-comunitária. É membro do Conselho Editorial de algumas revistas em Portugal, Brasil e Espanha.

Pubblicato

2017-06-28

Come citare

MARTINS, Ernesto Candeias. Inclusão no ensino básico português: Intervenção Cognitivo Comportamental em crianças com deficiência mental. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 26–47, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n1.7405. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7405. Acesso em: 22 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na escola básica