A globalização e os processos de transnacionalização das políticas educativas

Autores

  • Madalena Mendes Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v6i0.1112

Palavras-chave:

Globalização. Políticas educativas. Transnacionalização.

Resumo

A autora apresenta, neste artigo, a influência das redes da globalização no processo de construção das políticas educativas a partir do confronto entre as concepções teórico-interpretativas de John Meyer – Cultural Educacional Mundial Comum - e de Roger Dale – Agenda Globalmente Estruturada. No processo de crescente internacionalização de um país semiperiférico como Portugal, a autora analisa o processo de construção e reconfiguração das políticas educativas e a influência em termos de legitimação e de mandato de organizações internacionais de pendor predominantemente regulatório como a OCDE e a União Europeia. Ao papel da OCDE na transnacionalização do campo educativo, a partir da década de 1960, a autora acrescenta a análise do processo de europeização das políticas educativas em curso no contexto da Comunidade/União Europeia, a partir da década de 1980.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madalena Mendes, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Doutoranda em Educação – Universidade Lusófona de Humanidades e ecnologias; Mestre em Ciências da Educação; Investigadora do Centro de Estudos Observatório de Políticas de Educação e Contextos Educativos – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa [Portugal]

Downloads

Publicado

29.07.2008

Como Citar

MENDES, Madalena. A globalização e os processos de transnacionalização das políticas educativas. Dialogia, [S. l.], v. 6, p. 107–118, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v6i0.1112. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1112. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos