A tipologia nietzschiana

Autores

  • Vagner da Silva FE - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i1.1436

Palavras-chave:

Educação. Filosofia. Nietzsche. Tipologia.

Resumo

Este artigo é um dos resultados de pesquisa de mestrado, cuja dissertação teve por título “A grande política de Nietzsche, uma moral da irresponsabilidade”. A pesquisa analisou a relação entre moral e política no pensamento de Nietzsche, tendo como base três comentadores de seu pensamento: Ansell-Pearson, Walter Kaufmann e Müller-Lauter. Neste trabalho, concluímos que o pensamento político de Nietzsche só se realiza como projeto educacional; em razão disso, analisamos as propostas de sua educação no último capítulo da referida dissertação, intitulado “A Educação para a grande política”, no qual verificamos a importância dos tipos humanos e literários utilizados por Nietzsche para ilustrar suas idéias. Propomos, neste artigo, analisar a diversidade de tipologias criadas e utilizadas pelo pensador – os fortes e os fracos – e sua relação com a educação. Em seguida, mostrar-se-á o que caracteriza cada um e o modo como a vontade de poder e o ressentimento se manifestam em ambos.

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Biografia do Autor

Vagner da Silva, FE - Unicamp

Mestre em Filosofia Social – PUC-Campinas; Doutorando em Filosofia da Educação – FE-Unicamp - Campinas

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Como Citar

DA SILVA, Vagner. A tipologia nietzschiana. Dialogia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 103–112, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v7i1.1436. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1436. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos