Apenas brincando? Brinquedos e brincadeiras na educação infantil: o que dizem as educadoras?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.15412

Palavras-chave:

Brincar, Educação Infantil, Formação docente

Resumo

O artigo compartilha os resultados de uma pesquisa de mestrado que objetivou compreender como o brincar está inserido na educação infantil de um município da Região do Grande ABC Paulista/SP. A opção metodológica foi por uma pesquisa qualitativa que teve como procedimentos: análise documental, estudo exploratório e realização de grupos focais com professoras e formadoras. O trabalho dialogou com os estudos e pesquisas da pedagogia e da sociologia da infância. A análise dos dados revelou poucos momentos do cotidiano destinados ao brincar, sendo tal fato justificado em função de uma organização que privilegia atividades voltadas à alfabetização e à matemática, demarcando um modelo escolarizado que termina por marginalizar a iniciativa, a expressão e a criatividade de meninos e meninas. Conclui com a necessidade de se pensar uma formação docente dialógica, sendo esta uma reivindicação das professoras, de modo a construir práticas pedagógicas brincantes que primem pelas descobertas, criatividade e maravilhamento.

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Biografia do Autor

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente-pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenadora da Brinquedoteca do curso de Pedagogia da USCS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, diversidade e educação - GEPIDE (PPGE-USCS) e do  Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire – GEPPF (PPGE-USCS).

Luciene Franceschini, Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul / Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Bacharelado em Psicologia e licenciatura em Pedagogia. Professora da Educação Básica.

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Publicado

21.12.2019

Como Citar

SILVA, Marta Regina Paulo da; FRANCESCHINI, Luciene. Apenas brincando? Brinquedos e brincadeiras na educação infantil: o que dizem as educadoras?. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 218–232, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.15412. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/15412. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos