Formação de professoras/es e percepções sobre gênero e sexualidade no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.25433

Palavras-chave:

gênero; sexualidade; escola; professoras/es

Resumo

A crescente complexidade de questões contemporâneas advindas das sociedades desafia as escolas, especialmente no que respeita à diversidade sexual e de gênero. Neste âmbito, esta pesquisa contribuiu para uma análise das percepções de estudantes universitários em Educação sobre relações de gênero e sexualidade no contexto escolar. Sendo um estudo exploratório, qualitativo e descritivo, aplicou-se o questionário intitulado "Relações de gênero e sexualidade na escola: um breve inquérito", com oito questões que ressaltaram a temática através de conceitos e aplicações práticas, tendo a participação de 58 estudantes dos cursos de Biologia e Geologia (Licenciatura), Ensino de Biologia e Geologia (Mestrado) e Educação (Doutorado). Os resultados indicam uma consciência sobre a necessidade de uma abordagem mais abrangente da diversidade sexual e de gênero e revelam desafios relacionados à formação docente e a práticas estigmatizantes, destacando assim a urgência de estratégias mais inclusivas no campo das relações de gênero e sexualidade nas escolas.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius de Paula Pereira Junior, Universidade de Aveiro

Doutorando em Educação – Didática e Desenvolvimento Curricular

Filomena Teixeira, Instituto Politécnico de Coimbra – IPC & Universidade de Aveiro – UA

Doutora em Educação – Didática

Ana Valente Rodrigues, Universidade de Aveiro – UA

Universidade de Aveiro – UA

Referências

ARAUJO, Marilia Frassetto de; ROSSI, Célia Regina; TEIXEIRA, Filomena. O saber fazer docente em educação para a sexualidade na educação básica: um paralelo entre Brasil e Portugal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp. 2, p. 1410-1426, jul. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12608. Acesso em: 14 jun., 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BUTLER, Judith. Sujeitos do sexo/gênero/desejo. In: BUTLER, Judith. (org.). Problemas de gênero, feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. p.15-60.

CARVALHO, Micaela Leite; TEIXEIRA, Filomena. Orientação sexual e homofobia na série televisiva Glee. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 26, n. 1, p.173-191, jan./abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ER-v26n1a2019-8. Acesso em: 14 jun., 2023.

CASTRO, Antonilma Santos. Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito. Revista A Cor das Letras, Feira de Santana, v. 22, p.186-200, set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.13102/cl.v22iEsp..7478. Acesso em: 07 set., 2023.

ESTEVES, Mafalda; SANTOS, Ana Cristina; SANTOS, Alexandra. Zonas de liberdade LGBTI+? Práticas e gramáticas para uma intervenção profissional inclusiva com crianças e jovens LGBTI+. Ex Aequo, Lisboa, n. 44, p.145-161, dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.44.10. Acesso em: 15 ago., 2023.

FETTER, Shirlei Alexandra; SILVA, Denise Regina. Gestão do pedagógico para a emancipação da diversidade sexual na escola. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 44, n. 87, p.110-121, jan./abr. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81178. Acesso em: 01 set., 2023.

JÚNIOR, José Miranda.; MOREIRA, Nubia Regina.; CRUSOÉ, Nilma Margarida. Escola e diversidade sexual: narrativa sobre identidade de gênero. Linhas Críticas, Brasília, v. 23, n. 52, p.642-663, jun./set. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19655. Acesso em: 07 set., 2023.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p.7-35.

MADUREIRA, Ana Flávia; BRANCO, Ângela Uchoa. Gênero, sexualidade e diversidade na escola a partir da perspectiva de professores/as. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 23, n. 3, p. 577-591, set. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.9788/TP2015.3-05. Acesso em: 14 jun., 2023.

MARTINS, Rone Rosa; CASTRO, Raimundo Márcio. Diversidade sexual e de gênero no contexto escolar: conceitos, políticas públicas e função da escola. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 16, n. 34, p.128-138, fev./jul. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.1047. Acesso em: 07 set., 2023.

NETO, João Tomaz. Diversidade sexual e de gênero no currículo escolar e na formação docente: desafios e práticas de respeito. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 3, p.111-132, nov. 2021/fev. 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/66181/1/2022_art_jtsantosneto.pdf . Acesso em: 15 ago., 2023.

NUNES, Katianne Jamilia; SILVA, Fabia Geisa; SANTOS, Maria Rosymeire; LIMA, Izabel Serejo; CUNHA, Renata Maria; SOUSA, Stefania Rodrigues; SOUSA, Kelly Ribeiro; CARVALHO, Hermano. A escola como prática de liberdade: o direito à diversidade sexual. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 12, n. 8, p.203-210, dez. 2022. Disponível em:

https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pratica-de-liberdade. Acesso em: 01 set., 2023.

SANTOS, Adriana Lohanna; CARDOSO, Mônica Porto. Diversidade sexual e fobias na escola: Análise sobre a aplicação da diversidade sexual na escola e da discriminação e preconceito contra os LGBT’s na educação. Ensino e Educação: Contextos e Vivências, Campina Grande, v. 2, p. 69-81, abr. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.58203/Licuri.83087. Acesso em: 15 ago., 2023.

SANTOS, Hugo. Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo. Revista Diversidade e Educação, Rio Grande, v. 8, n. 1, p. 259-283, jan./jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11402. Acesso em: 14 jun., 2023.

SILVA, José Carlos; CARDOSO, Rodrigo Ribeiro; CARDOSO, Ângela Maria; GONÇALVES, Renato Santos. Diversidade sexual: uma leitura do impacto do estigma e discriminação na adolescência. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 7, p.2643-2652, jul. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232021267.08332021. Acesso em: 30 jun., 2023.

SILVEIRA, Dieison Prestes; SILVA, Joselia Cristina da; SCHEFFER , Denise da Costa; MARTINES , Régis dos Santos; SILVEIRA, Adriele Prestes; VEIGA, Deivid Jonas da; JACOB, Merian Souza; BIANCHI, Karla Silva; MACHADO, Antonio Carlos; DRAGO, Luciana de Almeida; CARMINATI , Janaria Candeias. A formação de professores como possibilidade de (trans)formação social: uma análise baseada em estudos bibliográficos. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n.12, p.1-9, set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20438. Acesso em: 14 jun., 2023.

SOUZA, Aline Patrícia; MILANI, Débora Raquel; RIBEIRO, Paulo Rennes. A educação sexual e o papel do educador: reflexões a partir de um contexto social em formação. Dialogia, São Paulo, v. 34 , p.95-106, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.16635. Acesso em: 14 jun., 2023.

SOUZA, Andréia de; GAGLIOTTO, Giseli Monteiro. Sexualidade e educação: o papel da escola frente a sexualidade do adolescente. Faz Ciência, Francisco Beltrão, v. 25, n. 42, p. 218-236, jul. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.31081. Acesso em: 01 out., 2023.

TONELI, Maria Juracy. Gênero e sexualidade: histórias, condições e lugares. In: JACÓ-VILELA, Ana Maria; SATO, Leny (orgs.). Diálogos em psicologia social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2012. p.147-167. Disponível em: https://books.scielo.org/id/vfgfh/pdf/jaco-9788579820601-12.pdf

Trabalho financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (Portugal), no âmbito do projeto UIDB/00194/2020 (CIDTFF) e de bolsa de doutorado de referência 2021.05202.BD.

Downloads

Publicado

12.07.2024

Como Citar

DE PAULA PEREIRA JUNIOR, Marcus Vinicius; TEIXEIRA, Filomena; RODRIGUES, Ana Valente. Formação de professoras/es e percepções sobre gênero e sexualidade no contexto escolar. Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e25433, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.25433. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25433. Acesso em: 29 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos