Inclusão e tecnologia na perspectiva freireana

Autores

  • Luciana Pacheco Marques UFJF
  • Eduardo Vitor Miranda Carrão

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.4588

Palavras-chave:

Tecnologia, Inclusão, Diferenças

Resumo

As novas tecnologias assumem um papel estratégico na reconfiguração das relações homens-homens e homens-mundo. Paulo Freire constitui um importante referencial para se refletir sobre os impactos que tais tecnologias vêm provocando. Os homens devem fazer uso dos recursos disponíveis para assumirem a sua vocação ontológica de serem sujeitos, em constante transformação de si e da realidade. São ampliadas as possibilidades de diálogo, contribuindo para a autonomia e a liberdade de expressão, ampliando os horizontes de ação e de reflexão. O fim das fronteiras entre os alfabetizados e os analfabetos funcionais constitui uma utopia freireana. O desenvolvimento científico e tecnológico constitui um poderoso instrumento na luta contra a discriminação e na construção de uma sociedade mais justa e mais solidária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Pacheco Marques, UFJF

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Eduardo Vitor Miranda Carrão

Doutor em Educação pela Universidade do Minho - Portugal, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

08.05.2014

Como Citar

MARQUES, Luciana Pacheco; CARRÃO, Eduardo Vitor Miranda. Inclusão e tecnologia na perspectiva freireana. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 69–81, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.4588. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4588. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Linguagens