Aspectos semióticos da filosofia peirceana como fundação para a educação do pensamento

Autores

  • Isabel Jungk Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.8807

Palavras-chave:

Semiótica peirceana. Educação. Relação mente-matéria. Falibilismo. Relativismo cultural.

Resumo

O presente artigo objetiva propor alguns conceitos do quadro filosófico peirceano como fundamento para a formação de um pensamento crítico amplo. Partindo de conceitos semióticos, tais como signo, objeto, interpretante e seus desdobramentos, em conexão com conceitos metafísicos como idealismo objetivo, sinequismo e falibilismo, é possível vislumbrar o desenvolvimento de uma perspectiva lógica abrangente sobre a realidade humana, capaz de integrar diversos pontos de vista de maneira inclusiva e, assim, assimilar diferenças culturais e científicas de forma inteligível em meio à heterogeneidade social contemporânea. A presente pesquisa, por meio de análises e aplicações conceituais, busca evidenciar que uma educação voltada para o desenvolvimento das faculdades mentais humanas, ao enfatizar os aspectos representacionais do pensamento, da cultura e da ciência, pode possibilitar ao próprio homem vislumbrar com mais clareza suas próprias criações culturais e científicas, bem como o papel que desempenha na sua produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Jungk, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pesquisadora na PUC-SP. Professora no curso de pós-graduação lato sensu em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura, COGEAE - PUC-SP. Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, com ênfase em aprendizagem e semiótica cognitiva. Mestre em Comunicação e Semiótica e Especialista em Semiótica Psicanalítica pela PUC-SP. 

Downloads

Publicado

24.08.2018

Como Citar

JUNGK, Isabel. Aspectos semióticos da filosofia peirceana como fundação para a educação do pensamento. Dialogia, [S. l.], n. 29, p. 69–82, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N29.8807. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8807. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Multiculturalismo