A dialogicidade freiriana e o ensino de ciências: revisitando Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.23167

Palavras-chave:

dialogicidade, ensino de ciências, Paulo Freire

Resumo

Na pedagogia freiriana há o comprometimento com a emancipação dos sujeitos a partir do constante incentivo da construção compartilhada da capacidade crítica do educando. Esse movimento tem o diálogo como força motriz, pois busca proporcionar uma relação horizontalizada e problematizadora no contexto educacional. O diálogo freiriano não é um privilégio de um certo grupo de pessoas, ela é inerente à existência humana. Entendendo a importância desse diálogo na pedagogia freiriana e para a educação, o presente artigo buscará discutir, a partir de uma pesquisa teórica nas obras do autor, o conceito de dialogicidade freiriana e trazer a construção dessa definição em algumas das obras do autor. Traremos também um debate de autores que postulam a importância desse referencial para o Ensino de Ciências.

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Biografias Autor

Ariela Cardoso Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Mestranda em Educação em Ciências e Saúde

 

Nilcimar dos Santos Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Doutor em Ciências

Fernanda Antunes Gomes da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Doutora em Letras Vernáculas

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

SILVA, Ariela Cardoso; SOUZA, Nilcimar dos Santos; COSTA, Fernanda Antunes Gomes da. A dialogicidade freiriana e o ensino de ciências: revisitando Paulo Freire. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e23167, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.23167. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23167. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Secção

Dossiê n. 42 “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos”