Tecnologia assistiva em dispositivos móveis: aplicativos baseados no TEACCH como auxílio no processo de alfabetização com crianças autistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n55.10652

Palavras-chave:

Aplicativos, Aprendizagem, TEA, TEACCH, Tecnologia Assistiva

Resumo

Progressivamente emerge a necessidade de redimensionar práticas pedagógicas que, para além do respeito às diferenças, ofereça acessibilidade de aprendizagem a todos os discentes. Uma escola com metodologias conservadoras, dificilmente conseguirá bons resultados diante da educação inclusiva, colocando os discentes com deficiências em condições de exclusão, dentro da própria escola. Percebe-se que no redimensionamento dessas práticas, a Tecnologia Assistiva (TA) assume papel primordial, pois visa a superação de barreiras para a aprendizagem e independência na vida social de indivíduos com deficiências ou outras condições que geram necessidades especiais. Isso fomentou a inquietação que deu origem a este estudo: de que forma a Tecnologia Assistiva associada à Tecnologia Móvel em smartphones e tablets pode contribuir com a aprendizagem, mais especificamente com a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola regular? Para responder a essa inquietação, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico em autores como: bell hooks  (2013), Reis et. al. (2017), Ferreira (2016), Cunha (2017), Furtado (2012), Fonseca e Ciola (2016), Mello (2007), Berch (2007), entre outros. Este artigo apresenta um dos principais métodos educacionais utilizado na educação de crianças autistas, o TEACCH, e faz um levantamento dos usos desse método em dispositivos móveis. Os resultados apontam para a contribuição de dois aplicativos (Lina Educa e ABC Autismo) que podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas no processo de aprendizagem de crianças com TEA, auxiliando a inclusão dessas crianças, principalmente no tocante ao processo de alfabetização.

 

 

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Biografia do Autor

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás

Pós Doutora em Gestão da Informação e Conhecimento. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Docente permanente no Programa Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologia – PPG-IELT e docente no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Inhumas

Carla Salomé Margarida de Souza, Universidade Estadual de Goiás

Professora da Universidade Estadual de Goiás. Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG/IELT/UEG); Especialista em Educação para a Diversidade e Cidadania(UFG); em Docência Universitária (FAGO); em Libras (INSTITUTO CONSCIÊNCIA) e Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia(FAVENI)

Lilian Cristina dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Psicologia e pós-graduada em Psicopedagogia institucional
e clínica e Gestão em saúde.
Mestra em Educação, linguagem e tecnologias, pela Universidade
Estadual de Goiás.

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Publicado

16.12.2020

Como Citar

REIS, Marlene Barbosa de Freitas; SOUZA, Carla Salomé Margarida de; DOS SANTOS, Lilian Cristina. Tecnologia assistiva em dispositivos móveis: aplicativos baseados no TEACCH como auxílio no processo de alfabetização com crianças autistas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 55, p. e10652, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n55.10652. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10652. Acesso em: 18 abr. 2024.