Crianças indígenas “urbanas”: aproximações a uma historiografia na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1092Palavras-chave:
Crianças indígenas. Historiografia. Infâncias.Resumo
A intencionalidade deste artigo é propor algumas aproximações, que poderão contribuir para a sedimentação de uma historiografia sobre as crianças indígenas na Amazônia. O campo de pesquisa sobre essas crianças é bastante atual, o que demanda a construção de bases teóricas e metodológicas específicas. Isso representa, para os pesquisadores da área, um desafio constante e, principalmente, uma busca pelo estabelecimento de um diálogo interdisciplinar com várias ciências, principalmente a História, a Antropologia, a Sociologia e a Educação, todas em suas subáreas que estudam as crianças e a infância e estão, gradativamente, possibilitando a construção desse caminho. Assim, nosso objetivo, além de contribuir para o debate, é trazer alguns indicadores que possam compor esse quadro de referência que está sendo composto tanto nacional quanto internacionalmente.Downloads
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Publicado
28.07.2008
Como Citar
MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches. Crianças indígenas “urbanas”: aproximações a uma historiografia na Amazônia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 467–488, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v9i2.1092. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1092. Acesso em: 11 nov. 2025.
Edição
Seção
Ensaios
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