Elementos teórico-metodológicos para a formação de professores na perspectiva da educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n59.11579

Palavras-chave:

atividade educacional sistematizada, consciência crítica, educação popular, formação de professores

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a formação de professores a partir de uma perspectiva da educação popular. Como hipótese, acredita-se que a formação de professores em prol de uma transformação social deve estar atrelada aos interesses da classe subalterna. Para tanto, o processo educativo implica em uma atividade educacional sistematizada, cuja concepção de mundo se dá por meio de uma prática transformadora. Refere-se, portanto, a uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico, utilizando, principalmente, o aporte teórico-metodológico da pedagogia histórico-crítica, em especial, a produção de Dermeval Saviani. A hipótese é confirmada a partir do aporte teórico-metodológico, pois o desenvolvimento de uma consciência de classe ocorre por meio da apropriação, pelos membros da classe subalterna, do conhecimento historicamente sistematizado, partindo de uma compreensão política da situação atual, que é condição imprescindível para a transformação social.

 

Downloads

Biografia do Autor

Matheus Bernardo Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

Pós-Doutorando em Educação pela UNISUL. Doutor em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela UFPR. Licenciado em Educação Física pela UNESC.

Referências

ALVES, G. Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. 1. ed. 1. reimpr. São Paulo: Boitempo, 2012.

FERNANDES, F. O desafio educacional. In: OLIVEIRA, M. M. Florestan Fernandes. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. p. 119-140.

FRIGOTTO, G. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: GOMEZ, C. M. et al. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 19-38.

GOMEZ, C. M. Processo de trabalho e processo de conhecimento. In: GOMEZ, C. M. et al. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 59-82.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere: Os intelectuais; O princípio educativo; Jornalismo.vol. II. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

LIMA, M. R. A pedagogia da libertação no contexto da reestruturação capitalista: da “escola com os pés no chão” aos desafios da educação popular no labirinto dos “Novos Movimentos Sociais”. 2018. 471 f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2018.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19. ed. Campinas: Autores Associados, 2013a.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013b.

SAVIANI, D. História do tempo e tempo da história: estudos de historiografia e história da educação. Campinas: Autores Associados, 2015.

Downloads

Publicado

20.12.2021

Como Citar

BERNARDO SILVA, Matheus. Elementos teórico-metodológicos para a formação de professores na perspectiva da educação popular. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 59, p. e11579, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n59.11579. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/11579. Acesso em: 28 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Crossref
0
Scopus
0
Visualizações
  • Resumo 674
  • PDF 437