O perfil da educação infantil da jurisdição do núcleo regional de Londrina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13246

Palavras-chave:

direito da criança, educação infantil, parceria público privada, política educacional

Resumo

O objetivo deste estudo é mapear algumas características do atendimento da Educação Infantil (EI) na jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE) compreendendo seus 19 municípios circunvizinhos. O artigo resulta da compilação de dissertação de Mestrado em Educação, realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), finalizado em 2018. A questão norteadora foi saber se o atendimento deste recorte geográfico da EI tem se concentrado mais na esfera pública municipal ou nas Parcerias Público Privadas (PPPs) filantrópicas, entre outras questões relevantes. A fundamentação teórica teve aporte na Teoria do Materialismo Histórico Dialético, sendo que a abordagem metodológica utilizou pesquisa qualitativa e quantitativa, de teor bibliográfico, documental e de campo. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado formulário eletrônico para o mapeamento e em seguida o tratamento dos dados. O resultado indicou que as Parcerias Público Privadas - filantrópicas da EI, têm sido superadas, pois, dos 19 municípios investigados, 11 deles já não atendem por este recurso público/privado, e sim por via pública-municipal. Averiguamos ainda que a falta de vagas gera medidas que não cumprem o direito da criança em ter vaga tal qual a legislação prevê. A primeira luta ainda não foi vencida, as vagas continuam sendo disputadas pela sociedade, que não têm seus direitos garantidos na universalização da Educação Básica, principalmente para crianças de 0 a 3 anos.

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Biografia do Autor

Cristiane dos Santos Farias, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2008). Pós-graduação em Gestão Escolar: Orientação, Coordenação e Supervisão Escolar; Psicopedagogia Institucional e Clínica e em Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como professora em um CMEI na cidade de Londrina e na SEED como professora pedagoga. Pesquisadora da CNPq nos Grupos Pesquisa: Política Educacional – Contribuições do Materialismo Histórico; - Parceria Público/Privado; - Travessias Luso Luso-Brasileiro na Educação da Infância; e o Projeto de Extensão: Apropriações teóricas e suas implicações para a Educação Infantil (fase II). Colaboradora do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR) Pé Vermelho. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil; Formação Docente e Política Educacional.

Maria José Ferreira Ruiz, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2013). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Graduada em Pedagogia pela UEL (2003). Atualmente é docente da UEL, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação. Desenvolve estudos vinculados ao Grupo de pesquisa "Estado, políticas públicas e gestão da educação" (UEL). As temáticas das pesquisas enfatizam a relação entre Estado e gestão da educação, democratização da educação em diferentes níveis e modalidades, redefinição do papel do Estado e relação público/privado. A pesquisa mais recente trata da democratização da educação e das implicações das parcerias público-privadas para as políticas e gestão da educação.

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Publicado

20.12.2021

Como Citar

DOS SANTOS FARIAS, Cristiane; FERREIRA RUIZ, Maria José. O perfil da educação infantil da jurisdição do núcleo regional de Londrina. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 59, p. e13246, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n59.13246. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13246. Acesso em: 21 maio. 2025.

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