A ciência em Luis António Verney: algumas considerações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n55.13274

Palavras-chave:

Ciência moderna, Método científico, Verdade, Companhia de Jesus, Congregação do oratório

Resumo

O estudo aborda a Ciência a partir do pensamento de Luis António Verney (1713-1792) em sua obra O Verdadeiro Método de Estudar (1746). Tem por objetivo analisar como a Ciência se apresenta na proposta verneyniana de reformulação do sistema de ensino português, no século XVIII, ao tempo em que dialoga com as concepções emergentes de Ciência na Europa Oitocentista e com a tradição religiosa, católica, que marca a formação do autor. O texto se constitui como uma revisão bibliográfica de base teórica. Como resultado, constata-se que os aspectos internos da obra refletem o contexto socioeconômico e o cultural da Europa alinhados a formação religiosa de Verney. Conclui-se que o desenho de educação pensada para Portugal nasce da coexistência da Filosofia, da Ciência e da Religião. 

 

 

 

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Biografia do Autor

Verônica Alves dos Santos Conceição, Universidade Tiradentes (UNIT)

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT), mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pedagoga pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como pedagoga na Universidade Estadual de Feira de Santana e professora na Educação Básica em de Feira de Santana – BA. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Gestão Escolar e Educação Inclusiva. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (NEPPU/UEFS/CNPq) e no Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Cristiane de Magalhaes Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 e é componente do Comitê Assessor de Divulgação Científica - CNPq. Pós-doutorado em Educação – UERJ. Coordenadora do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação (PROMOB-FAPITEC/CAPES – UNIT/UERJ/UFSC). É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

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Publicado

16.12.2020

Como Citar

DOS SANTOS CONCEIÇÃO, Verônica Alves; PORTO, Cristiane de Magalhaes. A ciência em Luis António Verney: algumas considerações. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 55, p. e13274, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n55.13274. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13274. Acesso em: 3 maio. 2025.
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