Avaliação de planos municipais de educação: a educação infantil em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13577

Palavras-chave:

avaliação, educação infantil, planos municipais de educação, políticas públicas de educação, mercantilização

Resumo

Neste estudo, realizamos uma avaliação dos Planos Municipais de Educação dos municípios do grande ABC, uma das regiões mais ricas do Brasil, para compreender como os municípios planejaram as melhorias para a Educação Infantil no contexto local. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise documental. Os documentos foram coletados nas secretarias de educação dos sete municípios, juntamente com as Leis que os aprovaram, e analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados mostraram similaridades e repetições nos textos, a partir do Plano Nacional de Educação, e superficialidade na maioria das estratégias inseridas nos planos dos municípios, carecendo de maiores especificidades, tal como prazo para a execução. As análises revelaram dois grupos de estratégias inseridas nos planos: no primeiro, aquelas alinhadas com as melhorias da Educação Infantil, como avanços na infraestrutura escolar, e, no segundo, outras voltadas para sua mercantilização, a promoção da regulação da oferta de ensino da educação básica pela iniciativa privada, a partir de parcerias público-privadas. Esses resultados poderão ser utilizados na formação de gestores e pelas Secretarias de Educação na implementação de políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Garcia, Universidade de São Paulo - FEUSP Observatório de Educação do Grande ABC Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS

Professor Pós-doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul: Departamento de Educação. Coordenador do Observatório de Educação de São Caetano do Sul.

Nonato Assis de Miranda, Universidade Estadual de Caminas – Unicamp Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS

Professor doutor pela Universidade Estadual de Campinas. Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul: Departamento de Educação. Pesquisadr do Observatório de Educação de São Caetano do Sul. Coordenador do Mestrado em Educação.

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Publicado

20.12.2021

Como Citar

GARCIA, Paulo Sérgio; DE MIRANDA, Nonato Assis. Avaliação de planos municipais de educação: a educação infantil em questão. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 59, p. e13577, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n59.13577. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13577. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos