A “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição”: a relação entre gestão e financiamento para o Ensino Médio

Autores

  • Maria Dilnéia Espíndola Fernandes UFMGS
  • Jorge Luís D'Avila UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v10i2.1369

Palavras-chave:

Gestão da educação. Financiamento da educação. Ensino Médio em Mato Grosso do Sul.

Resumo

Este trabalho desvela a relação entre a gestão e o financiamento para o Ensino Médio em Mato Grosso do Sul no período de 1999 a 2002, quando foi implantada a proposta educacional “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição”. Para desvelar a relação entre a gestão e o financiamento para o Ensino Médio no estado, verificaram-se a legislação, os programas e os projetos educacionais em âmbito federal e estadual, bem como os documentos produzidos pelas Secretarias de Estado de Educação e de Gestão e Controle que nortearam a política educacional do estado no período. Constatou-se que a relação entre gestão e financiamento para Ensino Médio materializou uma política educacional que não conseguiu reverter historicamente os saldos de exclusão dessa etapa da educação básica no estado. Assim, embora tal proposta apresentasse como pressuposto uma pedagogia da contra-hegemonia, a prática materializada pela política educacional não conseguiu efetivar tal pressuposto.

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Biografia do Autor

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, UFMGS

Políticas públicas; Política Educacional

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Publicado

24.03.2009

Como Citar

FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola; LUÍS D’AVILA, Jorge. A “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição”: a relação entre gestão e financiamento para o Ensino Médio. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 419–438, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v10i2.1369. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1369. Acesso em: 22 maio. 2025.
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