Nas ondas do rádio: possibilidades de uma educação menor no contexto escolar obrigatório

Andressa Silveira Vargas, Eliana da Costa Pereira de Menezes

Resumo


O presente artigo apresenta uma análise de práticas pedagógicas produzidas a partir de um Projeto de Educomunicação com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivo compreender como se dá a gestão de práticas que transcendem o espaço da sala de aula e que efeitos produzem na constituição dos sujeitos enquanto estudantes. A partir de uma análise qualitativa de narrativas produzidas por estudantes, apoiada  nos conceitos de educação menor (GALLO 2002), experiência (LARROSA 2015), emancipação intelectual (RANCIÈRE 2007) e democracia (MASSCHELEIN e SIMONS, 2014), entre outros, foi possível verificar que o Projeto de Educomunicação, constituído via agenciamento coletivo entre estudantes e professores, viabilizou a invenção de um novo espaço/tempo no instituído, possibilitando que formas outras de ser e estar na escola fossem concebidas.

 


Palavras-chave


educação menor; emancipação intelectual; gestão de práticas pedagógicas.

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13798

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