In radio waves: possibilities of a minor education in the compulsory school context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13798

Keywords:

minor education, intellectual emancipation, management of pedagogical practices.

Abstract

This paper presents an analysis of pedagogical practices produced from a Project of Educommunication with groups of Early Grades of Elementary School. We aimed at understanding how the management of practices that transcend the classroom is performed, and which effects they have on the constitution of the subjects as students. From a qualitative analysis of narratives produced by students, and grounded on the concepts of minor education (GALLO, 2002), experience (LARROSA, 2015), intellectual emancipation (RANCIÈRE, 2007) and democracy (MASSCHELEIN e SIMONS, 2014), among others, it was possible to notice that the Project of Educommunication, constructed through the collective action of students and teachers, enabled the invention of a new space/time in what has been instituted, thus allowing that other ways of being at school were conceived.

 

Downloads

Author Biographies

Andressa Silveira Vargas, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Possui Curso Normal pelo Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (2006-2009). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2015), Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e Especialização em Mídias na Educação pela UAB/UFSM (2018). Mestrado em Educação em andamento pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como professora alfabetizadora no Programa Brasil Alfabetizado (2010-2012). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Pedagogia (2011-2012). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2012-2017). Atualmente atua como Supervisora Pedagógica do Curso Normal no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac/ Santa Maria e Tutora a distância do Curso de Pedagogia EAD Universidade Aberta do Brasil/UFSM. Tem experiência na área de Educação, tendo ênfase na prática escolar com a educação básica.

Eliana da Costa Pereira de Menezes, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Possui graduação em Educação Especial (2001); mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2011), linha de pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação Especial/EDE da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM - Curso de Especialização em Gestão Educacional - e professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Participa como pesquisadora do GEPI - Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão/UNISINOS, e como pesquisadora e vice-líder do DEC - Diferença, Educação e Cultura/UFSM. Atuou na rede pública de ensino do município de Santa Maria/RS e em instituições específicas de educação especial. Ocupa no momento o cargo de Editora Científica Assistente da Revista de Educação Especial da UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas de inclusão escolar, educação especial, práticas de in/exclusão

References

CORAZZA, Sandra Mara. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p.105-132.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Kafka - por uma literatura menor. Rio de

Janeiro: Imago, 1977.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. VaI. l . Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

FIGUEIREDO, Gláucia. Por uma Pedagogia Menor subjetividades experienciantes e experiências deslizantes. In: AVELINO, Nildo; FIGUEIREDO, Gláucia. GODOY, Ana. (orgs.). Pedagogia, sujeito e resistências: verdades do poder e poderes da verdade, Curitiba: Prismas/Appris, p.99-128, 2015.

FOUCAULT, Michel. Sobre a História da Sexualidade. In FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, p. 243-276, 2000.

GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v.27, n.02, p.169-178, 2002. Disponível em http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926 Acesso em 26 jan. 2017.

GALLO, Sílvio. Educação Menor: produção de heterotopias no espaço escolar. In: Grupo Transversal. (Org.). Educação menor: conceitos e experimentações. 1ed.Curitiba: Prismas/Appris, p. 75-88,2013.

KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre a Educação e a Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

LOCKMANN, Kamila. Ferramentas, Procedimentos E Posicionamentos: Uma Tríade Que Constitui Os Caminhos Investigativos. In: SILVA, Gisele Ruiz. HENNING, Paula Corrêa (org.). Pesquisas em Educação: experimentando outros modos investigativos – Rio Grande: Editora da FURG, p.43-51, 2013.

LÜCK, Heloísa. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LÜCK, Heloísa. Gestão do processo de aprendizagem pelo professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MASSCHELEIN, Jan. SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

OLIVEIRA, Inês Barbosa; SGARBI, Paulo. Estudos do cotidiano e educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual (3ª. Ed.). Belo Horizonte: Autêntica.2007

Published

2022-03-29

How to Cite

VARGAS, Andressa Silveira; DA COSTA PEREIRA DE MENEZES, Eliana. In radio waves: possibilities of a minor education in the compulsory school context. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 60, p. e13798, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.13798. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13798. Acesso em: 4 jun. 2025.
Views
  • Abstract 407
  • PDF (Português (Brasil)) 346