Paulo Freire e Espanha influência, reuniões, tributos e mitos

Autores

  • Ana Ayuste González Universidade de Barcelona
  • Jaume Trilla Bernet Universidad de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n52.17095

Palavras-chave:

Educação, Espanha, Franquismo, Paulo Freire, Sectarismo.

Resumo

Este texto se divide em três partes. A primeira trata da influencia das ideias de Paulo Freire no final da Espanha Franquista, portanto, de modo clandestino, em publicações que não podiam vir à luz do dia, sem sofrer represálias simbólicas e físicas. A segunda, trata da presença de Freire, pessoalmente e por meio das obras, marcando de maneira ampla e profunda a educação e o pensamento pedagógico espanhol, agora, não mais clandestinamente, pois o país saíra da longeva ditadura franquista e consolidava sua democracia. Na terceira e última parte, o texto trata dos perigos e das armadilhas que o próprio Freire temia tanto que ocorresse com seu legado: a ortodoxia dos que se apropriam de seu pensamento, fechando-o ao diálogo e à contribuição dos que não pertencem à “seita” então formada. Cair nesta armadilha é negar Freire que,  além de diferenciar radicalismo (ir às raízes dos problemas) de sectarismo (congelar e se apropriar de ideias referenciais), apelou de modo contundente para que não o repetissem, mas que o reinventassem em cada contexto específico.

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Biografia do Autor

Ana Ayuste González, Universidade de Barcelona

Ana Ayuste é professora da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Barcelona. Coordena a linha de pesquisa Educação de Pessoas Adultas. Exerce a docência em diferentes disciplinas, especialmente nos campos do Magistério, Pedagogia e Educação Social, como Teoria da Educação, Economia da Educação e Educação de Pessoas Adultas. Participa do grupo de inovação docente “Innova.the”, que desenvolve projetos de melhoria da formação superior. Suas linhas de pesquisa são focadas na inclusão social e educativa de mulheres em situação de desvantagem  social e econômica; em educação e participação social de pessoas adultas com baixos níveis de formação e na melhoria da formação universitária. É autora de vários livros e artigos científicos publicados por editoras consagradas no campo da educação

Jaume Trilla Bernet, Universidad de Barcelona

Doutor em Pedagogia pela Universidade de Barcelona. Professor titular de Teoria e Historia da Educação na Faculdade de Pedagogia e Diretor do Departamento homônimo da mesma Universidade. Membro do grupo de pesquisa em Educação Moral (GREM). Coordenador de projetos de pesquisa em educação não formal e informal, animação sociocultural, pedagogia do ócio e educação em valores. Foi Vice-presidente da Divisão de Ciências da Educação da Universidade de Barcelona (1986-1988). Ex-Diretor da Revista Temps de Educació. Recebeu os prêmios: Josep Pallach de 1984, pela obra Pedagogía del ocio (com J. Puig), Premio Rosa Sensat (duas vezes),  sendo que, em 1989, pelo livro coletivo Etica i escola, e, finalmente o prêmio Joan Profitós y Serra i Moret, também na área de Pedagogia. Foi professor visitante em outras universidades espanholas e estrangeiras. Outras de sus publicações são: La educación fuera de la escuela (1985), Ensayos sobre la escuela (1985), Educación informal (1986), Vibres escolars fantàstics (1986), El profesor y los valores controvertidos (1992), Otras educaciones (1993) e, em 2006, A Pedagogia da Felicidade: superando a escola entediante.

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Publicado

02.07.2020

Como Citar

GONZÁLEZ, Ana Ayuste; BERNET, Jaume Trilla. Paulo Freire e Espanha influência, reuniões, tributos e mitos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 52, p. e17095, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n52.17095. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17095. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 52 - Paulo Freire e a onda neoconservadora