Acordam e sonham uma aproximação polifônica ao romantismo freiriano
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n52.17097Palavras-chave:
Utopia, Romantismo, Conscientização, Colonização, DiálogoResumo
A biografia de Paulo Freire serve como uma bússola à sua práxis pedagógica. No presente estudo, excertos dos seus textos e das suas entrevistas constituem um conjunto de textos que são submetidos à análise para daí se deduzir momentos que foram chave na vida dele. Também deduz, neste trabalho, que o filósofo e educador pernambucano pertence à linha nobre dos românticos e que os seus antecessores ideológicos incluem Jean-Jacques Rousseau e William Morris. O modo como Freire trata as questões humanas o colocam diametralmente na posição antagônica a qualquer tipo de conservadorismo ou neoconservadorismo.
Downloads
Referências
Referências
ARENDT, Hannah. The Human Condition. 2. ed., Chicago: Universidade de Chicago, 1998
BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e Educação Popular: a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática, 1982.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). A questão da política da educacão popular. São Paulo: Brasiliense, 1980.
COHN, Sergio (Org.) Encontros: Paulo Freire. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2012.
FANON, Frantz. The Wretched of the Earth. New York: Grove/Atlantic, 1988.
FERNANDEZ, Dominique. L’or des Tropiques: Promenades dans le Portugal et le Brésil baroques. Paris: Bernard Grasset, 1993.
FREIRE, Paulo. Education for Critical Consciousness. Tradução Myra Bergman Ramos, New York: Continuum, 1973.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of Hope. Tradução Robert R. Barr, New York: Continuum, 1994.
FREIRE, Paulo. Letters to Cristina. Tradução Donaldo Macedo, New York: Routledge, 1996.
FREIRE, Paulo. Cartas A Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994b.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of the oppressed, Tradução Myra Bergman Ramos, New York: Continuum, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogía del oprimido. Montevideo: Tierra Nueva, 1970.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 23. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2002
FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: Uma história da vida. São Paulo: Cultura, 2006.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 43. ed., São Paulo: Record, 2001.
GADOTTI, Moacir. Os mestres de Rousseau. São Paulo: Cortez, 2004.
GADOTTI, Moacir. et al. (Org.) Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez; IPF, 1996.
GILLON, Étienne et al. (directeurs) Nouveau Petit Larousse en couleurs. Paris: Larousse, 1968.
HOUAISS, Antônio; MILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetivo, 2009.
LOWNDS, Peter Michael. In the shadow of Freire: Popular Educators in Northeast Brazil. Doctoral Dissertation, UCLA Graduate School of Education & Information Studies, 2006.
MAFRA, Jason, ROMÃO, J. E.; SCOCUGLIA, A. C.; GADOTTi, M. (Org.). Globalização, educação e movimentos sociais. 40 anos da Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora e Livraria IPF; Editora, 2009.
MCLAREN, Peter; LEONARD, P. (Ed.). Paulo Freire: a critical encounter. London: Routledge, 1992.
NASCIMENTO, Abdias. Thoth n. 2., maio/ago., 1997, Brasília: Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Gabinete do Senador A.N.
NITTI, John J.; FERREIRA, Michael J. 501 Portuguese verbs fully conjugated. Hauppauge, N.Y.: Barron’s Educational Series, Inc., 1995.
RANK, Otto. Art and Artist: creative urge and personality development. New York: Alfred A. Knopf, 1932.
RETAMAR, Roberto F. Caliban: apuntes sobre la cultura en nuestra América. 2. ed. México, D.F.: Diógenes, 1974.
ROSAS, Paulo. Como vejo Paulo Freire. Recife: Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, 1991.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Émile or on education. New York: Basic Books, 1979.
SCHEPER-HUGHES, Nancy. Death without weeping: The violence of everyday life in Brazil. Berkeley; Los Angeles: University of California Press, 1992.
SHAKESPEARE, William. The Tudor edition of the complete works. London; Glasgow: Collins, 1951.
STONEY, George C. Unfinished video documentary about Paulo Freire (begun in 1995).
STRECK, Danilo R. Educação para um novo contrato social. Petrópolis: Vozes, 2003.
TAYLOR, Paul V. The texts of Paulo Freire. Buckingham: Open University Press, 1993.
THOMPSON, E.P. William Morris: romantic to revolutionary. London: Lawrence & Wishart, 1955.
TORRES, Carlos Alberto. Diálogo com Paulo Freire. São Paulo: Loyola, 1979.
WERNER, Camila (Ed.). Dicionário Larousse Inglês/Português.Português/Inglês Avançado. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Peter Lownds

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 364
- PDF 282