Da assistência e da educação: um estudo sobre a historicidade das escolas municipais de educação infantil em um município gaúcho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n60.18048

Palavras-chave:

educação infantil, escola, historicidade, trabalho dos professores.

Resumo

Objetivou-se analisar a transição que aconteceu das creches do setor assistencial para o setor educacional transformando-se em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O presente estudo teve como base o discurso de vinte monitoras, oitenta professoras e três gestoras de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS). Os dados e as exposições são resultantes de questionários, entrevistas semiestruturadas e grupo de interlocução. Aplicou-se análise dialética nas categorias que sustentam os discursos das trabalhadoras de forma a compreender a relevância de suas falas e de seus escritos na elucidação da transição da creche assistencialista para escola, levando em conta a historicidade e a totalidade na qual estão inseridas essas instituições. Constatou-se que a EMEI e as políticas educacionais destinadas a esse nível educacional não estão garantindo a estrutura, a organização e os recursos financeiros que possam subsidiar uma educação pensada para e a partir da criança. O que tem sido recorrente é apenas o direito das famílias em ter onde deixar seus(suas) filhos(as) enquanto trabalham, sem ter asseguradas, necessariamente, as condições para a produção de um trabalho pedagógico voltado para a infância. Esse processo acaba por reforçar o caráter assistencial dessa instituição em detrimento do educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Eloísa Berlote Brenner, Universidade Federal do Pampa – Unipampa.

Graduada em Pedagogia pela URI Santiago (2012), especialista em Neuropsicopedagogia e Saúde Mental pela Faculdade São Fidelis (2015) e especialista em Gestão Educacional pela UFSM (2016). Mestra em Educação pela UFSM (2018). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas - KAIRÓS/UFSM. Técnica Administrativa em Educação, cargo de Pedagoga, lotada na Divisão de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Representante da PROPPI na Comissão Institucional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (CIFOR) da UNIPAMPA.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); realizou estágio pós-doutoral (2019), na Universidade Federal de Pelotas, sob supervisão do Prof. Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypólito. Atualmente, é professora associada 3 do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, trabalhando na graduação, especialização e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)/UFSM. É lider do grupo KAIRÓS - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. BOLSISTA PRODUTIVIDADE CNPQ, ÁREA DE EDUCAÇÃO.

Referências

AMARAL, C. L. C. A pertença profissional e os discursos sobre profissionalização dos professores nas atuais políticas públicas educacionais. In: FERREIRA, L. S. et al (Org.). Da relação entre Educação e trabalho ao trabalho pedagógico: possibilidades e desafios. Editora CRV: 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 07 set. 2017.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 11 set. 2017.

BRENNER, C. E. B.; FERREIRA, L. S. De creche à EMEI em Santiago/RS: estudo sobre o trabalho pedagógico. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15903. Acesso em: 24 fev. 2022.

DOURADO, L. F. A reforma do Estado e as políticas de formação de professores nos anos 1990. DOURADO, L. F. PARO, V. H. (Org.) Políticas Públicas & Educação Básica. São Paulo: Xamã, 2001.

FERREIRA, L. S. et al. Grupos de interlocução como técnica de produção e sistematização na pesquisa em educação. Revista Diálogo Educacional, v.14, n.41, 2014. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=12622&dd99=view&dd98=pb. Acesso em: 16 fev. 2017.

FERREIRA, L. S. et. al. Políticas públicas: revisitando conceitos e relações com o campo educacional. In: CÓSSIO, M. F. (Org.). Políticas públicas de educação: desafios atuais. Pelotas: Ed. UFPel, 2016.

KONDER, L. A derrota da Dialética: a recepção das ideias de Marx no Brasil, até o começo dos anos 30. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

KOSIK, K. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

KUHLMANN JR. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

MACHRY RODRIGUES, I. D. W.; FERREIRA, L. S. Relações entre gestão escolar e pertença profissional no discurso de professoras iniciantes. In ANPED SUL Seminário de pesquisa em educação da região Sul, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais IX ANPED SUL. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012, p. 1-15. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/332/195. Acesso em: 05 jun. 2018.

MAY, T. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

NASCIMENTO, M. I. M. et al. (Org.) Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

OLIVEIRA, F. A nova hegemonia da burguesia no Brasil dos anos 1990 e os desafios de uma alternativa democrática. In FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Teoria e educação no labirinto do capital. 2. ed. Editora Expressão Popular: São Paulo, 2014.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Org.) Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PRADO, A. E. F. G.; AZEVEDO, H. H O. Currículo para a Educação Infantil: argumentos acadêmicos e propostas de “educação” para crianças de 0 a 5 anos. In ARCE, A.; JACOMELI, M. R. M. (Org.) Educação Infantil versus Educação Escolar? Entre a (des)escolarização e a precarização do trabalho pedagógico nas salas de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. Educação e políticas especiais. INEP. Políticas Públicas & Educação. Brasília: INEP; SP: FGV; Campinas: UNICAMP, 1987.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.

SAVIANI, N. Educação infantil versus educação escolar: implicações curriculares de uma (falsa) oposição. In ARCE, A.; JACOMELI, M. R. M. (Org.) Educação Infantil versus Educação Escolar? Entre a (des)escolarização e a precarização do trabalho pedagógico nas salas de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

STEMMER, M. R. G. História da Educação Infantil: Gênese e perspectivas. In: ARCE, A.; JACOMELI, M. R. M. (Org.) Educação Infantil versus Educação Escolar? Entre a (des)escolarização e a precarização do trabalho pedagógico nas salas de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

29.03.2022

Como Citar

BERLOTE BRENNER, Carmen Eloísa; FERREIRA, Liliana Soares. Da assistência e da educação: um estudo sobre a historicidade das escolas municipais de educação infantil em um município gaúcho. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 60, p. e18048, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.18048. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/18048. Acesso em: 29 mar. 2024.