Formação pedagógica de professores e avaliação da aprendizagem na universidade: contribuições da pesquisa-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18873

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem. Formação pedagógica. Pedagogia universitária. Pesquisa-ação.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a formação pedagógica na universidade, mediada pela pesquisa-ação, e suas repercussões na constituição de saberes sobre práticas avaliativas de concepção formativa. Problematiza-se a ausência de formação pedagógica para superar o tradicional empirismo que marca a prática docente na educação superior, em especial na dimensão da avaliação da aprendizagem. Defende-se a pesquisa-ação no processo formativo de professores da universidade, considerando seu potencial metodológico para a problematização e ação coletiva, consciente e criticamente comprometida com a melhora da prática pedagógica e da aprendizagem discente. Apresentam-se dados qualitativos da pesquisa-ação desenvolvida com docentes da Universidade Tuiuti do Paraná e os seus reflexos nas práticas de avaliação da aprendizagem. Este processo formativo repercutiu contribuições ao desenvolvimento profissional dos docentes, para refletirem e transformarem suas práticas avaliativas, reconhecendo seu papel formativo e democratizador, ou seja, subsidiou decisões teórico-metodológicas e investigativas sobre como avaliar para qualificar a prática docente e as aprendizagens dos estudantes.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Iolanda Fontana, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Professora Adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

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Publicado

16.12.2020

Como Citar

FONTANA, Maria Iolanda. Formação pedagógica de professores e avaliação da aprendizagem na universidade: contribuições da pesquisa-ação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 55, p. e18873, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n55.18873. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/18873. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

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Dossiê 55 - Avaliação da Aprendizagem
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