Racismo cultural o ensino das religiosidades afro-brasileira por docentes pentecostais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21720

Palavras-chave:

afro-brasilidade, cultura, Lei n.º 10.639/2003, pentecostalismo, religiosidade.

Resumo

Este artigo, resultante de pesquisa empírica em escolas da Educação Básica, tem como objetivo apresentar as tensões vividas pelos professores pentecostais de História no ensino da cultura afro-brasileira determinado pela da Lei n.º 10.639/2003, em função de suas convicções religiosas. A metodologia teve como fundamentos as categorias desenvolvidas por Lucien Goldmann e Paulo Freire a respeito da cultura e da aprendizagem. A metodologia de pesquisa foi quanti-qualitativa e os procedimentos incluíram, além da pesquisa de fontes bibliográficas primárias e secundárias, a aplicação de um inquérito, com pesquisa de tendência de opinião, e de entrevistas em profundidade semiestruturadas. O trabalho identificou prejuízos no processo de ensino-aprendizagem da História da África e Culturas Africanas, especialmente quando se trata dos componentes curriculares relativos à religiosidade afro-brasileira.

 

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Publicado

29.03.2022

Como Citar

ROMÃO, José Eustáquio; SILVA E SILVA, José Walter. Racismo cultural o ensino das religiosidades afro-brasileira por docentes pentecostais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 60, p. e21720, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.21720. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21720. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 60 - Relações Étnico-Raciais na Educação