Criatividade e educação: análise da produção científica brasileira

Autores

  • Gildene Ouro Lopes Silva Centro Universitário Adventista e PUC-Campinas
  • Susana Jesus Fadel USC
  • Solange Muglia Wechsler PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n30.2183

Palavras-chave:

estado da arte, criatividade, educação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as características da produção científica brasileira em criatividade e educação, a partir da análise das teses e dissertações realizadas entre os anos (1990-2008) na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério de Educação do Brasil. Os resultados demonstraram a existência de 83 pesquisas, sendo 62 de mestrado e 21 de doutorado. Existe concentração dos trabalhos nas áreas da educação (54,22%) e da Psicologia (15,66%). A temática mais estudada foi Criatividade no ensino (31,33%) seguido da criatividade e professores (24,10%). Percebe-se que há um grande interesse pela criatividade entre os pesquisadores brasileiros, especialmente na área educacional, no contexto da educação formal. Entretanto, há lacunas em estudos em nível de Ensino Médio e Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Gildene Ouro Lopes Silva, Centro Universitário Adventista e PUC-Campinas

Doutoranda em Psicologia pela PUC-Campinas. Prof. do Centro Universitário Adventista de São Paulo - Engenheiro Coelho.

Susana Jesus Fadel, USC

Doutora em Psicologia. Pró-Reitora da USC

Solange Muglia Wechsler, PUC-Campinas

Profa. Dra. do Programa de pós-graduação em Psicologia da PUC-Campinas.

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Publicado

05.04.2013

Como Citar

SILVA, Gildene Ouro Lopes; FADEL, Susana Jesus; WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade e educação: análise da produção científica brasileira. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 30, p. 165–182, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n30.2183. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2183. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos