Aprendizados na umbanda: saberes multiculturais e sociabilidades religiosas do “ser criança”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21983

Palavras-chave:

educação multicultural, umbanda, intolerância religiosa, alteridade

Resumo

O multiculturalismo na educação circunscreve tensionamentos e complexidades que permeiam a diversidade das culturas de modo a considerar a exclusão e a invisibilidade que as afetam por questões raciais, étnicas, sociorreligiosas, de gênero, entre outras. A ênfase deste texto recai sobre as sociabilidades religiosas a partir das práticas criadas pelo projeto “Ser Criança” da casa de Umbanda Axé Odé Mutalambô, localizada no sertão da Paraíba. Um projeto infantil numa ambiência religiosa é premissa para a discussão e o enfrentamento dos indícios de intolerância que impactam as comunidades de terreiro. Tais marcadores solicitam uma educação para a alteridade a fim de formar as novas gerações para a superação de estigmas e silenciamentos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Robéria Nádia Araújo Nascimento
Doutora em Educação (UFPB)
Professora Associada da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) 
Professora  do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores  (PPGFP/UEPB)

Wagnês Barbosa de Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú

MESTRANDA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇAO DE PROFESSORES-PPGFP, PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB; FORMADA EM PEDAGOGIA ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL E ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO EDUCACIONAL.  PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MINICÍPIO DE REMÍGIO-PB;

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, do casulo à borboleta. In: CASTRO, Gustavo (Org). Ensaio de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997.

ASSMAN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

BOFF, Leonardo. Identidade e complexidade. In: CASTRO, Gustavo (Org). Ensaio de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997.

CANDAU, Vera Maria (Org). Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

CAPUTO, Stella Guedes. Educação em terreiros e como a escola se relaciona com crianças que praticam o Candomblé. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação. 2005.

CAPUTO, Stella Guedes. Ogan, adósu ójé, égbonmi e ekedi- O candomblé também está na escola. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs). Multiculturalismo: Diferenças culturais e práticas pedagógicas. Rio de Janeiro: Petrópolis, Vozes, 2016.

DHURSAILLE, Jennifer. Crianças que Giram: O Livro dos Erês. UNKNOWN. [Livro eletrônico]

GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago. Nº 23. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.PDF. 2003.

HISSA, Cassio Eduardo Viana; RIBEIRO, Mônica Medeiros. Saber sentido. 2017.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Mídia, religião e sociedade: das palavras às redes digitais. São Paulo: Paulus, 2016.

MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs). Multiculturalismo: Diferenças culturais e práticas pedagógicas. Rio de Janeiro: Petrópolis, Vozes, 2016.

OLIVEIRA, Irene Dias de. Religiões afro-brasileiras e etnicidade: novas sensibilidades num mundo multicultural. In: OLIVEIRA, Irene Dias de; REIMER, Ivoni Richter; SOUZA, Sandra Duarte de. (Orgs). Religião, transformações culturais e globalização. Goiânia: PUC, 2011.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da geografia. São Paulo: Hucitec,1988.

SODRÉ, Muniz. Pensar nagô. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. [Livro digital]

Downloads

Publicado

31.03.2023

Como Citar

ARAÚJO NASCIMENTO, Robéria Nádia; BARBOSA DE ARAÚJO, Wagnês. Aprendizados na umbanda: saberes multiculturais e sociabilidades religiosas do “ser criança”. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 64, p. e21983, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n64.21983. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21983. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos