Projetos político-pedagógicos e violência escolar: (des)encontros da educação física em municípios do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22157

Palavras-chave:

educação física, projeto político-pedagógico, programas de enfrentamento, violência escolar.

Resumo

Nesta pesquisa assumiu-se o objetivo de analisar os Projetos Político-Pedagógicos de escolas situadas no Vale do Ivaí, a fim de avaliar a articulação entre o componente curricular de Educação Física e os programas de combate às manifestações de violência da e na escola. Por meio da análise documental e com base nos pressupostos epistemológicos e ontológicos do materialismo histórico-dialético, analisaram-se os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de escolas estaduais que ofertavam o Ensino Fundamental II e/ou Médio vinculadas aos municípios de Arapuã, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lunardelli e São João do Ivaí, além dos programas/projetos assumidos pelas unidades escolares das respectivas cidades paranaenses. Explicitou-se por meio dos resultados que, por mais que os PPP das escolas revelem que foram construídos a partir dos princípios da gestão democrática, não foram identificados elementos que confirmem o envolvimento da comunidade escolar nas ações propostas. Apenas dois documentos trouxeram à tona, ainda que de forma incipiente, conexões do componente curricular de Educação Física com o enfrentamento da violência escolar. E, no que tange às distintas dimensões da violência, quando aludidas, são mencionadas estratégias generalistas, obliterando-se os fundamentos e desdobramentos para problematizá-las e combatê-las.

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Biografia do Autor

Rodrigo Martins de Brito, Universidade Estadual de Maringá/Campus Regional do Vale do Ivaí – UEM/CRV.

Rodrigo Martins de Brito é licenciado pelo curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV).

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá/Campus Regional do Vale do Ivaí – UEM/CRV.

Concluiu o Doutorado em Educação pela FCT/UNESP e o Pós-Doutorado em Educação pela Unoeste. Atualmente, é docente do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus regional do Vale do Ivaí (CRV) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.

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Publicado

22.12.2022

Como Citar

MARTINS DE BRITO, Rodrigo; FRANCISCO, Marcos Vinicius. Projetos político-pedagógicos e violência escolar: (des)encontros da educação física em municípios do Paraná. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 63, p. e22157, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n63.22157. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22157. Acesso em: 24 maio. 2025.
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