n. 63: Dossiê 63 - Centenário de Darcy Ribeiro

Fluxo contínuo - (out./dez. 2022)
Publicado: 22.12.2022

Dossiê 63 - Centenário de Darcy Ribeiro

  • Darcy Ribeiro: um intelectual/militante latino-americano

    José Eustáquio Romão, Carlos Mário Paes Camacho
    e23419
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.23419

Artigos

  • Projetos político-pedagógicos e violência escolar: (des)encontros da educação física em municípios do Paraná

    Rodrigo Martins de Brito, Marcos Vinicius Francisco
    e22157
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22157
  • Uma reflexão sobre o conhecimento já elaborado: metacognição e pensamento computacional na utilização da robótica

    Fernanda Batistela, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Adriano Canabarro Teixeira
    e22225
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22225
  • Condições efetivas de trabalho de professores do Ensino Médio de Alagoas e Pernambuco

    Gilvan Luiz Machado Costa, Antônio Iatanilton Damasceno de França
    e22250
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22250
  • As meias verdades da reforma do ensino médio

    Ramon de Oliveira
    e22808
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22808
  • Ecologia em livros didáticos: uma análise da produção acadêmica na área de ensino de biologia

    Wanderson Rodrigues Morais, Maria José Pereira Monteiro de Almeida, Juliana Rink
    e23235
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.23235
  • As competências e habilidades socioemocionais: origens, conceitos, nomenclaturas e perspectivas teóricas

    Patrick Marinho Duarte, Ulisses Ferreira de Araújo
    e23287
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.23287
  • Paulo Freire e a pesquisa Stricto Sensu em Educação Física Escolar: reflexões e possibilidades

    Cláudio Aparecido de Sousa, Elisabete dos Santos Freire, Maria Luiza de Jesus Miranda
    e22956
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22956
  • Origens, conceitos e propósitos das metodologias ativas de aprendizagem

    Ronaldo Lasakoswitsck
    e23450
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.23450
  • Efeitos de sentido de silêncios constitutivos do racismo: o caso dos 80 tiros

    Fatima Aparecida de Souza
    e22780
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22780
  • As contribuições da teoria dos afetos de Spinoza à psicologia da diferença

    Jonas Rodrigo Gonçalves, Ondina Pena Pereira
    e22071
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22071

Resenhas

  • VESTÍGIOS: Diário Filosófico, de MARCO LUCCHESI. São Paulo: Tesseract Editorial, 2020. 84 p.

    Alexandre Marzullo
    e19770
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.19770
  • Educação popular e feminismo negro: diálogos e interlocuções

    João Colares da Mota Neto
    e22520
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22520
  • SANCHES, Emília Cipriano. Lembra de mim?: desafios e caminhos para profissionais da educação infantil. São Paulo: Cortez, 2021

    Rosa Maria de Miranda Duarte
    e22662
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22662