Condições efetivas de trabalho de professores do Ensino Médio de Alagoas e Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22250

Palavras-chave:

condições de trabalho docente, ensino médio, lei nº 13.415/2017, política educacional

Resumo

No presente artigo objetivou-se conhecer as condições efetivas de trabalho dos professores do Ensino Médio da rede pública estadual dos estados nordestinos de Pernambuco e Alagoas. Elencaram-se para essa discussão a carreira e remuneração dos professores, esforço docente e a infraestrutura das escolas de Ensino Médio. Para tanto, fez-se, metodologicamente, uso da abordagem dialética, pois se compreende que os aspectos quantitativos e a análise qualitativa devem caminhar conjuntamente. Para a coleta de dados, utilizou-se o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) a fim de se fazer a extração dos microdados do Censo Escolar de 2019. Analisaram-se indicadores educacionais dos professores e das escolas estaduais de Ensino Médio. A pesquisa apontou que o estado de Alagoas, com quase 60% de professores com contratos temporários e Pernambuco, com quase 40%, simbolizam bem a situação dos docentes e suas condições de trabalho. A dedicação exclusiva a uma única escola, com único vínculo empregatício e infraestrutura adequada são questões ainda distantes da realidade dos professores desses estados, o que significa também um distanciamento do cumprimento das metas presentes no Plano Nacional de Educação. O que se vê, por conseguinte, é a potencialização desses limites a partir da Reforma do Ensino Médio, além de um silenciamento na Lei nº 13.415/2017 na perspectiva da melhoria dessas condições de trabalho.

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Biografia do Autor

Gilvan Luiz Machado Costa, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutorado em Educação pela Unicamp (2004). Professor do PPGE-Unisul.

Antônio Iatanilton Damasceno de França, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) Instituto Federal de Alagoas – Campus Piranhas.

Mestre em Educação pela Unisul (2021). Professor do Instituto Federal de Alagoas.

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Publicado

22.12.2022

Como Citar

MACHADO COSTA, Gilvan Luiz; IATANILTON DAMASCENO DE FRANÇA, Antônio. Condições efetivas de trabalho de professores do Ensino Médio de Alagoas e Pernambuco. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 63, p. e22250, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n63.22250. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22250. Acesso em: 22 maio. 2025.
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