Viviografia: Conceito teórico-metodológico para pesquisas narrativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.22184

Palavras-chave:

narrativas, referências viviográficas, tematização, viviografia.

Resumo

O presente artigo tem por principal objetivo elucidar um conceito teórico-metodológico insurgente em potencial no âmbito das pesquisas narrativas, resultado de um estudo de doutoramento no campo da Educação. Para tanto, são consideradas as contribuições de Fontoura, Josso, Cosson entre outros, a fim de colaborar para maior inteligibilidade da Viviografia desenvolvida por Pinheiro. Ao problematizar a pesquisa acadêmico-formal, buscamos demonstrar as potencialidades de referências advindas de vivências, as chamadas referências viviográficas, um embasamento por experiência de vida, por meio de narrativas de memórias inspiradas pelo literário. Alguns itinerários metodológicos, como Círculos de leitura e oficinas artístico-literárias como a Viviossonografia, que envolve narrativas de vida a partir da música, são essenciais para o desenvolvimento da Viviografia. A Tematização de Fontoura e o Diário viviográfico também são importantes metodologias na construção de uma pesquisa narrativa de cunho viviográfico. Defendemos, portanto, uma pesquisa que valorize as contribuições de seus colaboradores, de modo a representá-los de forma corpórea textualmente. Esperamos, com este trabalho, abrir leques de possibilidades nas pesquisas narrativas que busquem dialogia efetiva e processos autorais emancipatórios.

 

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Biografia do Autor

Laís Lemos Silva Novo Pinheiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Doutora em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP) e membro do Grupo de pesquisa "Formação de Professores, Processos e Práticas Educativas", coordenado pela professora Drª. Helena Amaral da Fontoura da UERJ/FFP. Mestre em Práticas de Educação Básica pelo Colégio Pedro II e participante do Grupo de Pesquisa "LITESCOLA - Literatura e outras linguagens na Escola Básica: letramento literário e formação continuada do professor", pela mesma instituição e sob a liderança da professora Drª. Ana Cristina Coutinho Viegas. Graduada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP). Foi bolsista do Departamento de Estágios e bolsas (CETREINA), na condição de monitora da disciplina Teoria Literária I, sob a supervisão do professor Dr. Leonardo Pinto Mendes. Atualmente é professora de inglês da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Prefeitura de São Gonçalo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letramento literário, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Literatura, narrativas e memórias. Autora do conceito teórico-metodológico insurgente da "Viviografia"

Helena Amaral da Fontoura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Professora Titular do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), Graduate Diploma em Educational Psychology pela University of Alberta, Canada (1977), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Doutora em Ciência pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1997), Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona (2007), Pós Doutora em Educação Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Processos e Práticas Pedagógicas (CNPq). Pesquisadora 2 CNPq. Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2006. Tem grande experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação - processos formativos e desigualdades sociais, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Membro do ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching).

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Publicado

15.05.2023

Como Citar

LEMOS SILVA NOVO PINHEIRO, Laís; AMARAL DA FONTOURA, Helena. Viviografia: Conceito teórico-metodológico para pesquisas narrativas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e22184, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.22184. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22184. Acesso em: 23 maio. 2025.
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