Há acesso para professores homens na educação infantil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.22845

Palavras-chave:

Docência infantil, Homens, Masculinidades.

Resumo

O presente artigo é fruto da vivência em espaços de Educação Infantil (EI), buscando como objetivo principal analisar, a partir da ótica da categoria gênero, o professor homem. A presença docente masculina na EI é envolvida por dinâmicas de prazer e sofrimento singularizadas, pois contém desconfiança, vinculação a pedofilia, questionamentos e estranhamentos. Os procedimentos teórico-metodológicos foram analisar o acesso e permanência dos homens nesse contexto desafiador. Foram utilizadas as bases de dados Scielo, Pepsic e Indexpsi, com os descritores “educação infantil” or “docência infantil” AND “homem”, “masculinidade”. Resultou-se 116 artigos elegíveis, sendo incluídos 7, “masculinidades” e “gênero”. Os resultados apontam a pluralidade dos motivos e estratégias de enfrentamento, a considerar as masculinidades que, não hegemônicas, permeiam o contexto educacional.

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Biografia do Autor

Renan Mota Silva, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia - Universidade Federal do Pará (PPGP/UFPA) atual. Mestre em Educação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRuralRJ) 2021. Possui Pós-graduação Lato-sensu em Educação Quilombola (2019), Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (2018) e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil (2016) pela Faculdade Venda Norte do Imigrante/ES. Licenciado em Pedagogia (2014) pela Universidade Estácio de Sá. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - (ABPN). Possui experiência na área de Educação Decolonial. Pesquisador do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ) e do Grupo InquietAÇÕES: arte, saúde e educação (PPGP/UFPA). Pesquisou comunidades de povos tradicionais com foco em memória, cidadania, direitos e educação, via epistemologia decolonial. Atualmente, pesquisando masculinidades e educação básica.

Karla Percília da Silva Fortes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Possui bacharelado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012), tecnólogo em Comunicação Assistiva Libras e Braile pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas (2010). Proficiente em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa (Prolibras 2009 - Certificação de Proficiência na LIBRAS -UFSC). Possui experiência como tutora do curso a distância de licenciatura em Letras - Libras - EAD Uniasselvi (2017). Atualmente é tradutora e intérprete da língua brasileira de sinais - Libras no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina, coordena o projeto de extensão/pesquisa Repositório Libras Agro e o projeto de ensino/pesquisa Legenda Ifes.

Elisângela Madeira Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES

Sou mulher negra,possuo graduação em Licenciatura em Pedagogia - Faculdades Integradas Castelo Branco-ES .Pós Graduada em Orientação Escolar -Faculdades Integradas de Jacarepaguá - RJ. Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória - ES. Membro do Centro de Estudos da Cultura Negra no Estado do Espirito Santo CECUN, Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as - ABPN. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI, Membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE, Membro dos Colegiados de Licenciatura em Ciências Agrícolas; Licenciatura em Pedagogia; Bacharelado em Agronomia e Zootecnia no Ifes Campus Itapina. Atualmente trabalho no cargo de Pedagoga no Ifes- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Itapina.

Nely Monteiro dos Santos de Carvalho, Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, PMNovaIguaçu

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015). Possui graduação em Pedagogia pela AVM Faculdades Integradas (2011). A trajetória profissional articula ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Especial, com ênfase para os seguintes temas: Políticas públicas, inclusão em educação, acessibilidade e tecnologias assistivas. Integrante do LEPEDI - Laboratório de Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

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Publicado

19.09.2023

Como Citar

SILVA, Renan Mota; FORTES, Karla Percília da Silva; COELHO, Elisângela Madeira; CARVALHO, Nely Monteiro dos Santos de. Há acesso para professores homens na educação infantil?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e22845, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.22845. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22845. Acesso em: 5 dez. 2023.