A formação de professores na perspectiva multicultural: do reconhecimento da polissêmia à defesa da perspectiva crítica
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n31.2288Palavras-chave:
multiculturalismo crítico, formação de professores, levantamento bibliográfico, polissemiaResumo
Este texto procura discutir, por meio de levantamento bibliográfico, a inserção do multiculturalismo na pesquisa sobre formação de professores. Estabeleceu um recorte temporal entre os anos de 2000 a 2006 e elege como fonte de coleta de dados os trabalhos apresentados na ANPEd e no ENDIPE e os artigos publicados em periódicos com foco na discussão do multiculturalismo. É possível apontar que há uma polissemia entre os estudos selecionados, como, por exemplo, as perspectivas multicultural crítica, a intercultural e a pós-colonial. Constata-se que os resultados dos textos selecionados revelam um tratamento mais próximo de uma acepção conservadora. Encerra ressaltando a importância do multiculturalismo crítico, sobretudo, do conceito de identidade de fronteira, bem como o maior destaque que deve ser dado ao que se tem feito com as questões culturais na formação de professores/as, ao invés de restringir a preocupação às discussões alusivas às múltiplas acepções de multiculturalismo.Downloads
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Publicado
04.12.2013
Como Citar
MARIANO, André Luiz Sena. A formação de professores na perspectiva multicultural: do reconhecimento da polissêmia à defesa da perspectiva crítica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 119–134, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.2288. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2288. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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