A formação de professores na perspectiva multicultural: do reconhecimento da polissêmia à defesa da perspectiva crítica

Autores

  • André Luiz Sena Mariano Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n31.2288

Palavras-chave:

multiculturalismo crítico, formação de professores, levantamento bibliográfico, polissemia

Resumo

Este texto procura discutir, por meio de levantamento bibliográfico, a inserção do multiculturalismo na pesquisa sobre formação de professores. Estabeleceu um recorte temporal entre os anos de 2000 a 2006 e elege como fonte de coleta de dados os trabalhos apresentados na ANPEd e no ENDIPE e os artigos publicados em periódicos com foco na discussão do multiculturalismo. É possível apontar que há uma polissemia entre os estudos selecionados, como, por exemplo, as perspectivas multicultural crítica, a intercultural e a pós-colonial. Constata-se que os resultados dos textos selecionados revelam um tratamento mais próximo de uma acepção conservadora. Encerra ressaltando a importância do multiculturalismo crítico, sobretudo, do conceito de identidade de fronteira, bem como o maior destaque que deve ser dado ao que se tem feito com as questões culturais na formação de professores/as, ao invés de restringir a preocupação às discussões alusivas às múltiplas acepções de multiculturalismo.

Downloads

Biografia do Autor

André Luiz Sena Mariano, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus de Araraquara), Mestre em Educação (Área de Concentração em Metodologia de Ensino, Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais) e Doutor em Educação (Área de Concentração em Metodologia de Ensino, Linha de Pesquisa: Teorias e Práticas Pedagógicas e em Educação) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde integra o NUREGS (Núcleo de Relações Étnicorraciais, Gênero e Sexualidade). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: professor iniciante, aprendizagem profissional da docência, profissionalização docente e multiculturalismo. Seus interesses atuais de pesquisa encontram-se na compreensão das relações de gênero e sexualidade e suas interfaces com o currículo, a formação e o trabalho docente.

Downloads

Publicado

04.12.2013

Como Citar

MARIANO, André Luiz Sena. A formação de professores na perspectiva multicultural: do reconhecimento da polissêmia à defesa da perspectiva crítica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 119–134, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.2288. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2288. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 288
  • PDF 240