Sobre o currículo na educação infantil: Uma revisão sistemática de literatura

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DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23238

Palavras-chave:

educação infantil, currículo, revisão de literatura.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura sobre currículo na Educação Infantil, com base em levantamentos realizados no Portal de Periódicos da Capes e nos Anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd). O objetivo é elaborar um panorama da produção acadêmica sobre o assunto nos últimos cinco anos (2017-2022) para contribuir com a construção de problemas de estudo. Foram realizadas leituras exaustivas dos textos, acompanhadas de uma ficha com os seguintes índices: (i) temas e problemáticas de pesquisa; (ii) concepção de currículo; (iii) referencial teórico; e (iv) metodologia. Os resultados apontam que os problemas de pesquisa se referem às políticas e às práticas pedagógicas; que são utilizados referenciais teóricos de fora da pedagogia, como a filosofia, a sociologia e a política; e que, por fim, uma tendência é o uso de metodologias como a cartografia e a etnografia. Concluímos que, em comparação com os resultados de revisões de períodos anteriores, cresce o interesse sobre o currículo na Educação Infantil, e nesse contexto teorias críticas e pós-críticas de currículo podem auxiliar no aprofundamento do tema.

 

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Publicado

15.05.2023

Como Citar

MARCOLINO, Suzana; ALVES DIAS, Adelaide. Sobre o currículo na educação infantil: Uma revisão sistemática de literatura. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e23238, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.23238. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23238. Acesso em: 6 maio. 2025.
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