Reuniões pedagógicas são necessárias? observações da prática de uma docente da educação infantil após discussões da teoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23291

Palavras-chave:

formação docente, educação infantil, adequação de espaço

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar as ações de uma docente para adequação do espaço físico em uma sala de aula de educação infantil, bem como os decorrentes benefícios que tais alterações causaram. Essas mudanças de ambiente foram feitas após estudos relativos a teorias e documentos oficiais realizados durante reuniões pedagógicas.  Mediante a compreensão dos textos e dos documentos, a professora pôde organizar sua rotina de trabalho e promover alterações significativas à dinâmica e à qualidade do ensino ao alterar o espaço físico em suas aulas. Constatamos que as reuniões pedagógicas foram úteis, promovendo alterações significativas ao trabalho docente.

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Biografia do Autor

Maria José Milharezi Abud, Universidade de Taubaté – UNITAU

Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pesquisadora e docente do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (Unitau).

Elisabeth Ramos da Silva, Universidade de Taubaté – UNITAU

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Letras pela USP. É pesquisadora e docente no Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU). Ministra e coordena o Curso de especialização em língua portuguesa: gramática e uso, na UNITAU. Publicou livros e artigos sobre pesquisas relativas à formação docente.

Diogo Fernando dos Santos, Universidade de Taubaté – UNITAU

Mestre em Linguística Aplicada pela universidade de Taubaté. Especialista em Gramática e Uso pela mesma universidade. Especialista em Alfabetização pelo Instituto de Ensino Vera Cruz. Formado em pedagogia e Letras.

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Publicado

19.09.2023

Como Citar

ABUD, Maria José Milharezi; SILVA, Elisabeth Ramos da; SANTOS, Diogo Fernando dos. Reuniões pedagógicas são necessárias? observações da prática de uma docente da educação infantil após discussões da teoria. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e23291, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.23291. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23291. Acesso em: 5 dez. 2023.