Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na transposição das políticas ambientais ao contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23334

Palavras-chave:

Políticas públicas, Meio ambiente, Pensamento complexo, Ecoformação, Transdisciplinaridade

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a interface da tríade conceitual pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação em políticas ambientais e sua transposição no contexto escolar. Teoricamente, o estudo está pautado nas contribuições de autores como Morin (2015a, 2015b, 2018, 2019), Nicolescu (2018) e Pineau (2000, 2004) e destaca como iniciativas governamentais a proposta da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Metodologicamente, optou-se pelas pesquisas documental e bibliográfica e pela abordagem qualitativa, sendo utilizados, entre as fontes de pesquisa, documentos governamentais como a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados evidenciam a relevância de se aderir às poucas políticas públicas comprometidas com o meio ambiente disponíveis atualmente e reitera a necessidade de valorizar iniciativas pautadas por conceitos como o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação para sua transposição ao contexto escolar.

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Biografia do Autor

Fabiana Ribeiro de França, Pontifícia Universidade Católica do Paraná / Secretaria de Estado da Educação - SED

Mestranda do Curso de pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP, 2022-2024). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC, 2000-2004). Docente da Escola de Educação Básica Santos Anjos, da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Educação, Legislação e Inovação.

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Dra. em Psicologia pela UFSC e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén - UJA - Espanha

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica - PPGEB da UNIARP

Levi Hülse, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Dr. em Direito pela Univali. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica - PPGEB da UNIARP

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Publicado

19.09.2023

Como Citar

FRANÇA, Fabiana Ribeiro de; ZWIEREWICZ, Marlene; HÜLSE, Levi. Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na transposição das políticas ambientais ao contexto escolar. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e23334, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.23334. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23334. Acesso em: 22 dez. 2024.