Destino profissional de egressos de um curso noturno de licenciatura em Ciências Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23502

Palavras-chave:

profissão docente, formação de professores, abandono docente

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o destino profissional de egressos do curso noturno de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. O objetivo principal desta investigação acadêmica foi constatar para onde foram os egressos do referido curso, ao concluírem a graduação, e por qual motivo ingressaram, ou não, na docência. A pesquisa tem caráter quanti-qualitativo. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de questionário virtual a licenciados que concluíram o curso de graduação entre 2007 e 2017. Os resultados revelaram um alto percentual de evasão do magistério – cerca de 62% dos egressos não exerciam a profissão para a qual foram habilitados, e boa parte daqueles que permaneceram na docência o fizeram devido ao que a docência representa, para eles, em sua essência e não à maneira como ela acontece no cotidiano. Uma das principais conclusões deste estudo é que a “fuga” do magistério da educação básica e o êxodo dos professores para outros campos de atuação estão intimamente relacionados aos baixos salários oferecidos, às condições aviltantes de trabalho às quais os professores são submetidos e à discordância entre o que se idealiza e o que se aprende na universidade e o cotidiano do trabalho nas escolas de educação básica. CROSSMARK_Color_horizontal.svg

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Biografia do Autor

Mardem Michael Ferreira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Professor de Ciências da Natureza

Mestre em Educaçao pela UFMG

Especialista em Docência pelo IFMG

Licenciado em Ciências Biológicas pela UFV

     

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Professor Titular da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 3

Doutor (Ph.D.) em Educação (mais especificamente, em Sociologia do Currículo e da Formação de Professores) pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos (2004). 

 

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Publicado

19.09.2023

Como Citar

SILVA, Mardem Michael Ferreira da; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Destino profissional de egressos de um curso noturno de licenciatura em Ciências Biológicas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e23502, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.23502. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23502. Acesso em: 4 maio. 2025.
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