Motivação no processo de aprendizagem e sua relação com atividades gamificadas – uma análise epistemológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23660

Palavras-chave:

epistemologia, gamificação, teorias de aprendizagem

Resumo

A motivação é um fator importante da vida humana e muito significante no processo de aprendizagem. Ao longo do desenvolvimento do pensamento filosófico que incluía as visões de homem e das concepções de determinação dos comportamentos, variados compêndios sobre motivação foram escritos. Muitos teóricos da aprendizagem estudaram ou evidenciaram o papel das variáveis motivacionais na aprendizagem ou na memória. É sob essa perspectiva que o conceito de motivação será tratado neste trabalho, refletindo sobre os enfoques de como a motivação em contexto de ensino e aprendizagem foi caracterizada ao longo dos tempos e historicizar a relação da motivação histórica com a gamificação como estratégia de ensino. As reflexões levantadas neste trabalho apontam que dentre os modelos epistemológicos e pedagógicos o construtivismo e a pedagogia relacional se destacam por favorecer a interação entre o sujeito e o meio. A gamificação segue o modelo epistemológico construtivista no qual o conhecimento não é apenas transmitido e se sustenta na pedagogia relacional valorizando a associação das motivações intrínseca e extrínsecas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho pode auxiliar o desenvolvimento de pesquisas sobre gamificação no âmbito educacional visando a efetivação do conhecimento unindo pressupostos cognitivistas aliado ao uso de recompensas.

 

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Biografia do Autor

Crisley Helena Simão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Ensino de Ciências

Maria Inês de Affonseca Jardim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

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Publicado

15.05.2023

Como Citar

SIMÃO, Crisley Helena; DE AFFONSECA JARDIM, Maria Inês. Motivação no processo de aprendizagem e sua relação com atividades gamificadas – uma análise epistemológica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e23660, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.23660. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23660. Acesso em: 25 maio. 2025.
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