Abordagens docentes sobre as drogas no contexto do sistema socioeducativo: uma análise a respeito do lar do garoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.24154

Palavras-chave:

adolescência, drogas, socioeducação

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cuja pesquisa foi realizada no Centro Socioeducativo Lar do Garoto, um estabelecimento localizado no município de Lagoa Seca, estado da Paraíba, onde adolescentes autores de atos infracionais cumprem medida socioeducativa de internação. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro de Ciências Médicas da UFPB sob o parecer nº 5.255.702, em 22 de fevereiro de 2022. Na investigação, objetivamos analisar como a questão das drogas tem sido abordada no contexto escolar dos adolescentes que se encontram no Lar do Garoto. Metodologicamente, a pesquisa foi operacionalizada por entrevistas semiestruturadas com professores da escola em funcionamento na própria unidade socioeducativa. O material empírico resultante das entrevistas foi escrutinado conforme os procedimentos da Análise Temática de Braun e Clarke (2006). Dentre os resultados, vislumbramos diferentes abordagens sobre drogas, tanto orientadas pela lógica proibicionista da ‘guerra às drogas’, como por enfoques que a rejeitam. Conclusivamente, assinala-se a necessidade do oferecimento de formação continuada aos professores da socioeducação a respeito das drogas, tendo em conta os desafios inerentes ao tema e ao contexto dos adolescentes atendidos pelo sistema socioeducativo.

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Biografia do Autor

Thaís Farias de Almeida, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Graduada em Direito (2014-2018) e em Pedagogia (2023). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2023). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba.

Ivonaldo Neres Leite, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Possui formação interdisciplinar, situando-se particularmente nas interfaces da interlocução entre História e Sociologia, tendo realizado o doutorado em Ciências da Educação/Área de Especialização Sociologia da Educação, na Universidade do Porto/Portugal. A sua produção tem incidido sobre as seguintes áreas acadêmicas: 1ª) as questões do trabalho e a sua articulação sócio-econômica e política; 2ª) as temáticas educacionais, em seus diversos aspectos, designadamente no que se refere às políticas educacionais, à educação ambiental, às conexões entre educação e desenvolvimento, o cotidiano escolar e a relação educação e saúde. Na pós-graduação, tem orientado trabalhos voltados sobretudo ao campo das políticas públicas/educacionais. Tem sido referee científico de vários eventos e periódicos, assim como tem realizado avaliações ad doc para a CAPES. É Professor da Universidade Federal da Paraíba (no Centro de Ciências Aplicadas e Educação/Departamento de Educação); credenciado no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)/UFPB; e tem desenvolvido colaborações acadêmicas em universidades latino-americanas e portuguesas. Realizou estudos de Pós-doutorado desenvolvendo uma investigação sociológica sobre a política uruguaia de drogas e o lugar da educação na mesma (tendo em conta a regulação da cannabis no Uruguai), sob a chancela da Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de la República/Montevideo, sendo o Relatório Final de Pesquisa intitulado De la Sociología de la Desviación a la Sociología de la Educación: Drogas, una Perspectiva sobre la Política Uruguaya de Regulación del Cannabis y las Bases hacia el Trabajo Socioeducativo.

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Publicado

19.09.2023

Como Citar

ALMEIDA, Thaís Farias de; LEITE, Ivonaldo Neres. Abordagens docentes sobre as drogas no contexto do sistema socioeducativo: uma análise a respeito do lar do garoto. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e24154, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.24154. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24154. Acesso em: 28 ago. 2024.