O trabalho docente por meio do gênero textual relatório de estágio supervisionado

um olhar sobre os elementos que constituem a docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.24495

Palavras-chave:

Ciências do trabalho, Relatórios de estágio, Trabalho docente

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar de que maneira os elementos constituintes do trabalho docente (AMIGUES, 2004; BRONCKART, 2009; CLOT, 2006; MACHADO, 2007; 2009) estão representados em relatórios de estágio. Fundamentados os pressupostos teóricos e metodológicos das Ciências do Trabalho (Ergonomia de linha francesa e Clínica da Atividade), este estudo consiste em uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, realizada a partir da análise de cinco relatórios de estágio, produzidos ao final da disciplina de Estágio Supervisionado II, alocada no 7º período do curso de Letras Língua Inglesa, modalidade de ensino a distância, ofertado pela Universidade Aberta do Brasil, em parceria com uma universidade pública que oferta este curso tanto na Paraíba como na Bahia. Adotamos, como categoria de análise, os elementos que constituem o trabalho docente. A análise revelou que as prescrições, os coletivos, as ferramentas e as tarefas estão representadas nessas narrativas em forma de autorreflexões sobre a prática docente dos professores iniciantes.

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Biografia do Autor

Denilson Cícero Farias de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Possui graduação no curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa, da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/PROPESC/UFPB) entre Agosto de 2021 e Agosto de 2022, período no qual desenvolveu pesquisas a respeito do trabalho docente de professores iniciantes no estágio supervisionado. Atualmente, é aluno de pós-graduação, na especialização lato sensu em Ensino de Língua inglesa, da Faculdade FaSouza.

Sandra Maria Araújo Dias , Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Sandra Maria Araujo Dias é doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é professora da UFPB - Campus IV (Litoral Norte), lotada no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) e vinculada ao Departamento de Letras (DL). Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: letramentos, estágio supervisionado e ensino-aprendizagem de língua inglesa.

Juliene Paiva de Araújo Osias, Universidade Federal da Paraíba/Professora

É Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, pelo PROLING [Programa de Pós-Graduação em Linguística] (2014). Leciona Língua Inglesa na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, CCAE, Departamento de Letras desde 2012 (período 2011.2). É professora de Língua Inglesa no Curso de Letras Língua Inglesa a Distância - UFPB. Tem experiência na área de Letras, em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, atuando em sala de aula desde 1990, e em trabalhos de revisão e elaboração de itens.

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Publicado

14.06.2024

Como Citar

LIMA, Denilson Cícero Farias de; DIAS , Sandra Maria Araújo; OSIAS, Juliene Paiva de Araújo. O trabalho docente por meio do gênero textual relatório de estágio supervisionado: um olhar sobre os elementos que constituem a docência. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e24495, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.24495. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24495. Acesso em: 29 out. 2024.