Formação continuada reflexiva – percursos da gestão a favor do saber docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.24593

Palavras-chave:

formação, educação, saber-experiência, supervisão

Resumo

O presente artigo parte de uma abordagem hermenêutica para discussão sobre o saber-experiência, a partir das categorias de análise: a prática de formação continuada e o caráter de formação/supervisão/assessoria junto às escolas municipais.O campo empírico acontece na experiência junto à Secretaria Municipal de Educação, localizada numa cidade do interior de São Paulo, estado brasileiro. A análise argumentativa realizada se constitui como possibilidade de enfrentar, prioritariamente, o tema da formação docente a partir da compreensão sobre as lógicas que estruturaram a administração educacional – como uma formação “bancária”, a qual se organiza por meio da racionalidade técnica. Ou seja, a ideia de uma supervalorização de que há uns que sabem, neste caso, superviroes, que devem fiscalizar e definir o que os professores devem saber.É ponto fundante da construção desta análise, portanto, a experiência docente para a desconstrução da precariedade, do aligeiramento, das ideias mercadológicas que se agigantam e tentam sucumbir com um fazer pedagógico reflexivo e comprometido com o conhecimento e o desenvolvimento integral do outro. Assim, a ideia de, sabendo-nos determinados pelo conhecimento um dia adquirido, para transmiti-lo, é trazida no propósito de se lançar ao não entendido, ao não sabido, que se move para a desconstrução de suas certezas por meio da ação-reflexão-ação.

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Biografia do Autor

Daianny Madalena Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professora no Mestrado Profissional em Gestão Educacional

Linha 1 - Políticas, Sistema e Organizações Educacionais

Alice Mattos Machado, Universidade do Vale do Rio Sinos - UNISINOS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) Orientadora Educacional no Colégio
Antônio Vieira (CAV), Salvador, Bahia, Brasil.

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Publicado

14.06.2024

Como Citar

COSTA, Daianny Madalena; MACHADO, Alice Mattos. Formação continuada reflexiva – percursos da gestão a favor do saber docente. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e24593, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.24593. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24593. Acesso em: 30 jun. 2024.